16ª Feira da Agricultura Familiar alcança resultados históricos e amplia visibilidade da produção baiana

A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária encerrou sua programação, neste domingo (14), com resultado histórico para a agricultura familiar. Realizada no Parque Costa Azul, em Salvador, a feira reuniu mais de 10 mil produtos, cerca de 700 expositores em mais de 150 estandes e representantes dos 27 Territórios de Identidade do estado. O espaço recebeu um público estimado em 100 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso, a Feira da Agricultura Familiar representa um marco para o fortalecimento do segmento e a ampliação de mercados. “A feira é o momento em que a agricultura familiar traz para Salvador suas experiências, sua forma de produzir e de celebrar.  Mostramos tudo o que produzimos com muito carinho para vender para a Bahia e para o Brasil e já de olho no mercado internacional”, afirmou.

Os resultados de comercialização confirmam o impacto direto da feira na geração de renda para agricultores e cooperativas. Pela primeira vez no evento, produtores da Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), do município de Rio Real, no Litoral Norte, comercializaram uma tonelada de laranja, transformada em suco natural vendido em garrafas, superando as expectativas e exigindo reposição de produtos ao longo dos dias.

A alta circulação de público, aliada à melhoria da infraestrutura e das áreas de alimentação, impulsionaram também a venda do chope de caju da Cooperativa de Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), que  apresentou crescimento significativo em relação à edição anterior, saltando de 1.200 para 1.500 litros, além de mais de 2 mil cervejas de caju em garrafas, mais que o dobro do ano passado.

A edição ampliou os espaços de comercialização, convivência e valorização cultural, com a Tenda das Flores da Bahia, dedicada à produção de plantas, flores e arranjos da agricultura familiar, e o Caminho da Roça, que aproximou o público de sistemas produtivos da agricultura familiar baiana como os de café, cacau, mel, mandioca, ovinocaprinocultura e queijos artesanais.

Na Tenda das Flores, produtores do território de Maracás chegaram com um caminhão carregado de plantas ornamentais e ervas aromáticas e precisaram repor durante a feira, atendendo mais de mil pessoas diretamente. A experiência reforçou o sucesso do espaço, aproximando produtores do consumidor final e superando as expectativas de vendas e visibilidade.

Pela primeira vez, a feira também contou com um espaço exclusivo para os Queijos Artesanais da Bahia, reunindo produtores premiados, mostrando a qualidade e a identidade da queijaria baiana.

Mais uma vez, as tendas Indígena, Quilombola e de Artesanato atraíram os soteropolitanos com a diversidade produtiva, cultural e ancestral dos povos e comunidades tradicionais. As praças gastronômicas reuniram cardápios baseados em ingredientes da agricultura familiar, com opções da culinária regional a pratos 100% veganos.

Quem esteve no local teve acesso a uma ampla variedade de produtos artesanais e agroecológicos no espaço dos Territórios de Identidade, incluindo derivados de milho crioulo não transgênico, queijos artesanais saborizados, chopes artesanais, méis especiais, geleias, licores, vinagres, panetones de mandioca, produtos à base de licuri, galinha defumada artesanal e picolés produzidos apenas com frutas da caatinga, sem conservantes, demonstrando suas capacidades produtivas, inovação e compromisso com a sustentabilidade.

O Vale do Jiquiriçá registrou um crescimento expressivo nesta edição, marcando uma participação histórica com a presença de 100% dos seus municípios. O território levou 170 empreendimentos, 865 produtos agroecológicos e envolveu diretamente 1.238 pessoas no processo produtivo, representando um aumento de quase 700% no número de itens em relação à edição anterior, quando participou com 11 empreendimentos e 124 produtos.

A programação técnica  incluiu seminários, encontros, oficinas e rodas de diálogo, com destaque para o Encontro Estadual das Mulheres Rurais, o Simpósio de Experiências da Agricultura Familiar, o Encontro de Cooperativas, debates sobre agroecologia, biodiesel, avicultura familiar, além de rodadas de negócios e lançamentos de ações e programas, consolidando a feira como espaço de articulação técnica e institucional.

Realização – A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a UNICAFES Bahia, e apoio da Apex Brasil, Bahia Turismo, Bahia Sem Fome, Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e Conder.

#BAHIA

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