3ª edição do NAU Fest reúne 1,6 mil estudantes da rede municipal em Salvador

Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS

Texto: Mateus Soares/ Secom PMS

A 3ª edição do NAU Fest teve início nesta quarta-feira (24), no Senai Dendezeiros, em Salvador. O evento é promovido pela Junior Achievement (JA) Bahia, organização não governamental global com mais de 100 anos de atuação, que já impactou mais de 170 mil jovens no estado. Pela primeira vez realizado no Senai, o festival conta com apoio da Prefeitura de Salvador e tem como objetivo preparar a juventude para o mercado de trabalho por meio da educação financeira e empreendedora.

A programação segue até esta quinta-feira (25) e também conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Secretaria Municipal de Educação (Smed) irá levar, no total, cerca de 1,6 mil estudantes da rede de ensino para participar da iniciativa.

Durante a abertura, o titular da Smed, Thiago Dantas, falou sobre a importância da parceria. “Pelo terceiro ano consecutivo, reunimos aqui, neste evento, quase 30 escolas. O evento combina inovação, projetos de vida e a conexão, especialmente para os alunos dos anos finais da rede municipal, com as perspectivas de carreira profissional”, declarou.

“É fundamental trazer nossos jovens para participar, contribuindo com sua formação pedagógica e enriquecendo sua compreensão sobre os próximos passos a serem dados. Agradecemos a parceria com a Junior Achievement, que contribui para a rede municipal nesse sentido. É, sem dúvida, uma parceria que se fortalecerá cada vez mais”, acrescentou o secretário.

Os alunos tiveram acesso a informações sobre universidades e empreendedorismo, além da oportunidade de se inscrever em cursos. A atividade foi feita de forma dinâmica, por meio de eventos e oficinas.

“É um festival que aborda a iniciação em carreiras profissionais, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer um pouco sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e novas áreas de atuação. Este ano, trouxemos a edição para o Senai, a fim de que os alunos tivessem uma experiência de imersão nas carreiras da indústria. Além disso, o evento oferece atividades sobre empreendedorismo e a presença de universidades, permitindo que os alunos conheçam um pouco sobre a educação superior”, disse a coordenadora de Tecnologia e Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide Carvalho.

O presidente da JA Bahia, Elde Oliveira, ressaltou que a iniciativa busca despertar novos caminhos para os estudantes. “Esse é um evento que oferece aos jovens a oportunidade de conhecer novas tecnologias e vislumbrar o futuro do empreendedorismo, com o objetivo de motivar os jovens a construírem um futuro promissor, a desenvolverem habilidades empresariais e empreendedoras, e a aproveitar as oportunidades existentes no campo da tecnologia e do empreendedorismo para alcançar a realização pessoal e financeira”, afirmou.

Experiência – A diretora da Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes, localizada no bairro de São Caetano, Tatiana Almeida, avaliou o impacto da experiência.

“O aprendizado adquirido aqui é também levado para dentro da escola. Os alunos demonstram grande expectativa em adquirir novos conhecimentos, pois, ao participarem de um ambiente mais estruturado, com outras instituições, embora o intercâmbio seja relevante, a experiência se torna mais clara”, opinou.

Da mesma escola, a aluna Samantha Conceição de Santana, de 14 anos, contou como foi participar pela primeira vez do evento. “Confesso que todas as minhas expectativas estão sendo atendidas. Observamos a organização e percebemos que o evento é um meio de adquirir cada vez mais conhecimento. A forma como as informações estão sendo apresentadas é muito interessante”, disse.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/salvador-recebe-3a-edicao-do-nau-fest/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima