
Edgard Larry, prefeito de Pojuca, Luís Trincão, Ronílson Ferreira e Jhonattas Garófalo
Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) participaram da Mostra Nacional de Robótica (MNR), em Salvador, e do Campeonato Regional de Robótica, em Pojuca, para conhecer as experiências desenvolvidas na área de robótica nessas cidades e aplicar na rede municipal de Vitória da Conquista. A equipe foi composta pelo secretário de Educação, Edgard Larry, acompanhado do coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronílson Ferreira, e do coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Jhonattas Garófalo,
O primeiro evento foi a Mostra, realizada no Centro de Convenções em Salvador. De acordo com o secretário Edgard Larry, as experiências e os processos observados poderão oportunizar aos alunos da rede municipal de Vitória da Conquista, a participação em campeonatos e competições não só em nível baiano, mas também nacional.
Em Pojuca, a comitiva conheceu o campeonato regional de robótica. De acordo com Larry, a rede de ensino desse município realizou o campeonato a partir de processos pedagógicos baseados na robótica e em tudo que envolve essa área, e que foram trabalhados com os alunos em sala de aula.
“Nós temos certeza que muito em breve, Vitória da Conquista dará um grande salto na área da inovação tecnológica, da robótica, com melhores resultados para a aprendizagem de nossos alunos em todos os campos, seja nas ciências humanas, biológicas ou exatas, porque há uma conexão com todas essas áreas em relação ao processo que está sendo desenvolvido pedagogicamente por meio da robótica”, disse o secretário, acrescentando: *Nós já estamos autorizados pela nossa prefeita Sheila Lemos, e com essas experiências que estamos conhecendo aqui, vamos viabilizar a implantação de processos tecnológicos educacionais na rede municipal de Vitória da Conquista”.
Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes
O ensino de robótica na rede municipal, por meio de salas inteligentes, é um projeto que já vem sendo discutido pelo Governo Municipal. Na Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes, essa ferramenta tecnológica já está sendo disponibilizada aos alunos do Ensino Fundamental I, através de parceria com uma empresa da cidade, que oferece livro do professor, livro do aluno, plataforma digital e o kit de robótica.
Lançamento do projeto aconteceu no dia 16 de julho
“Esse projeto foi criado e desenvolvido totalmente em Vitória da Conquista, com um material que é referência nacional, desenvolvidos de forma interdisciplinar. Tem até material com religião que conseguimos consegue agregar à robótica”, disse o engenheiro Wellington Assunção Azevedo, representante da empresa conquistense Casa Robótica. Ele explicou que os benefícios do aprendizado de robótica estão na parte do pensamento computacional, que ajuda também no desenvolvimento de matemática, português e outras disciplinas.
“Procuramos o tempo todo promover desenvolvimento integral para os nossos alunos, por isso projetamos essas aulas de robótica, inicialmente para as turmas de primeiro e segundo ano, para que eles possam desenvolver várias habilidades. A gente sabe que a robótica pode proporcionar isso aos alunos”, disse a diretora da escola, Elisângela Aguiar.
Segundo Edgard Larry, a robótica é um caminho sem volta e há algum tempo a Smed já vem avaliando os processos relacionados a essa questão. “O Governo Municipal tem trabalhado em prol da inovação, e isso se reflete também na rede municipal de ensino. Acreditamos na inovação e na proatividade dos gestores escolares para que essas ferramentas possam ser implementadas com sucesso”.