Mais um desfile de Sete de Setembro que entra para a história com a participação das escolas que compõem a rede municipal de ensino. Este ano, das 19 unidades participantes, 18 expuseram o tema “Mulheres de Ontem e de Hoje: Construindo o Futuro de Vitória da Conquista”, apresentado em 14 alas, sendo as quatro primeiras a Ala Oficial, Mãe Terra, Mulheres na Antiguidade e Independência. As alas seguintes mostraram as mulheres de Conquista na Educação, Esporte, Política, Saúde, Empreendedoras, Negras Inspiradoras, Indígenas, Justiça, Lutas e Conquistas, Artistas e Literatas. Também se apresentaram quatro fanfarras (Cláudio Manuel da Costa, Inhobim, com um músico autista, São João da Vitória e Cercadinho) e uma percussão formada pelas Escolas do Iguá e José Gonçalves, com um integrante cadeirante). Mais de dois mil alunos participaram do desfile.
A prefeita Sheila Lemos considerou o tema de suma importância, pois, segundo ela, não é possível construir o futuro sem lembrar do passado. “Resgatamos o que as mulheres fizeram por Vitória da Conquista, para que esta cidade seja hoje a melhor cidade da Bahia para se viver”, disse, acrescentando que a homenagem se estende a mulheres anônimas que fazem o dia a dia da cidade. “Aquela que levanta cedo, cuida da casa, trabalha, volta à noite e ainda cozinha. As lavradoras que acordam quase de madrugada, vão para o campo para que tenhamos o alimento na nossa mesa. Todas são homenageadas hoje”.

Edgard Larry e a Prefeita Sheila Lemos
O secretário Edgard Larry disse que com o norteamento da prefeita Sheila Lemos, o desfile apresentou à comunidade os valores, a história, a cultura da nossa terra, tudo com a participação da mulher. “Há uma trajetória de mulheres expoentes em nosso município, que ao longo da história contribuíram e contribuem nas mais variadas modalidades para o desenvolvimento do nosso município. Hoje é um dia especial e comemorativo que ficou na história. Foi um evento feito a muitas mãos: escolas, Smed e outras secretarias que contribuem para que o sucesso aconteça”.
A diretora da Escola Municipal Fernando Spínola, Leci Mendes Brito, considerou uma honra para a unidade de ensino abrir o desfile na Ala Oficial, tendo como tema a homenagem às mulheres. “Temos uma prefeita que é motivo de orgulho e com este tema que é grandioso demais! Somente gratidão. Para a aluna do 8º ano, Sophia Samanta, tratou-se de um projeto incrível. “No meu grupo aqui são todas mulheres. Me sinto homenageada. Na verdade é uma homenagem a todos”.
-
Leci e Sophia
-
Carolina e Ester
-
Cristiane e Ana
A Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva participou na ala da política. Para a Professora Carolina Ramos é de extrema importância a participação dos estudantes para conhecerem mais a história do Brasil e de Vitória da Conquista. “O tema que estamos abordando hoje, principalmente na política, é de extrema importância para que as crianças aprendam enquanto se divertem na avenida”. A aluna Ester Luíza dos Santos afirmou que o tema foi muito bom homenageando as mulheres que trabalham diariamente pelo município.
A coordenadora do Cmei Senhorinha Cairo, Cristiane Conceição de Sousa, afirmou ser importante participar homenageando as mulheres que fizeram e fazem a história em nossa cidade. “E da nossa educação também que é feita por maioria de mulheres, que lutam, acreditam e transformam a cada dia esta sociedade, colocando o seu melhor no seu fazer, enquanto ser social cotidianamente, melhorando a nossa Vitória da Conquista”. Sua filha, Ana Riso Sousa Bonfim, estuda na Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca e desfilou pela unidade. “O desfile está bonito. Acho legal ter esse reconhecimento sobre o 7 de setembro em Vitória da Conquista. Fiquei muito animada para esta minha segunda participação em um desfile”.