Mostra Cinema Conquista: Prefeitura participa de discussão sobre memória e preservação em cinema e audiovisual

Em sua 16ª edição, a Mostra de Cinema de Vitória da Conquista transforma a cidade em um ponto de encontro para amantes da sétima arte, oferecendo uma programação que inclui curtas e longas-metragens que raramente são exibidos em salas comerciais. Desde sua criação em 2004, o evento tem se consolidado como um importante espaço de exibição e discussão sobre cinema, impulsionado pela tradição da cidade como berço do renomado cineasta Glauber Rocha.

Este ano, a Mostra, que conta com o apoio institucional da Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove a exibição de filmes no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e em outros espaços como a Praça CEU J. Murillo e os distritos de Bate-Pé, José Gonçalves, Pradoso e nos povoados de Limeira e Capinal. Ao longo do evento acontecem também mesas temáticas, conferências, oficinas e masterclasses.

E nesta terça-feira (9), terceiro dia de Mostra, aconteceu a mesa temática: “Memória e Preservação em Cinema e Audiovisual: Ações, Acervos e Espaços em Vitória da Conquista”, que contou com a participação do secretário municipal de Cultura, Eugênio Avelino (Xangai), e do assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, convidados a discutir sobre a importância da preservação dos espaços e da memória cinematográfica na construção da identidade cultural da cidade.

O secretário municipal de Cultura, Xangai, ressaltou a relevância da Mostra na valorização da produção cinematográfica local e mencionou a trajetória do evento, que sempre evoca a figura de Glauber Rocha em cada edição. “Todos sabem que Glauber Rocha é o mais reconhecido de todos os cineastas brasileiros no mundo todo. É um fenômeno que traz uma referência e um orgulho para nós. Essa Mostra de cinema que já está no seu 16º ano, capitaneada por Esmon, desde a época de Jorge Luis Melquisedeque, seu grande incentivador”, declarou Xangai.

Segundo o assessor de Cultura, Alecxandre Magno, a Mostra, aliada ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), transformaram Vitória da Conquista em um verdadeiro celeiro de cineastas e apreciadores do cinema. “Temos como pai do Cinema Novo o cineasta Glauber Rocha e também temos Jorge Luis Melquisedeque, que foi um entusiasta, um dos responsáveis por trazer o filme Central do Brasil para ser gravado aqui com Walter Salles. Então a gente fica muito feliz de hoje poder estar aqui participando de uma mesa e é importante que a Prefeitura possa sempre estar presente, participando, apoiando esse tema que é tão importante para a nossa cidade”, declarou Alecxandre.

Para o idealizador e curador da Mostra, Esmon Primo, o evento desempenha um papel fundamental na promoção da cultura cinematográfica e na formação de novos cineastas. “Ao longo desses 16 anos, foram exibidos uma grande quantidade de filmes, muitos em primeira mão e que impulsionaram inclusive a produção cinematográfica regional”, disse Esmon.

Esmon

A Mostra de Cinema de Vitória da Conquista segue até o dia 12 de setembro, com uma uma extensa programação de exibições de curtas e longas-metragens, além de eventos formativos, uma mostra itinerante nos distritos e apresentações culturais. Confira a programação AQUI.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima