
Representantes do Governo Municipal estão participando da 7ª Conferência Estadual das Cidades 2025, que começou nesta terça-feira (9) e segue até dia 12, no Fiesta Convention Center em Salvador. O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) com o Conselho Estadual das Cidades da Bahia (ConCidades), e conta com a participação de representantes do poder público, sociedade civil organizada, movimentos sociais e especialistas ligados à agenda urbana e territorial do estado. Este ano, o evento traz como tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Unindo campo e cidade para o desenvolvimento sustentável”.
Representantes de Vitória da Conquista
A programação conta com mesas redondas, Grupos de Trabalho (GT) por eixo temático, plenária deliberativa, leitura e aprovação das Diretrizes da Política Urbana do Estado, aprovação das propostas de âmbito nacional, e aprovação dos delegados à 6ª Conferência Nacional das Cidades e dos novos conselheiros para a gestão 2025/2028 do ConCidades Bahia.
O objetivo é debater e elaborar orientações para a Política de Desenvolvimento Urbano da Bahia, priorizando a conexão entre os contextos urbanos e rurais. O encontro também reforça os valores previstos no Estatuto da Cidade e incentiva a ampliação da participação popular na criação de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.
De acordo com a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, a presença de representantes da Prefeitura e da sociedade civil de Vitória da Conquista na conferência garante que o município participe das discussões pertinentes aos principais eixos que giram em torno de habitação de interesse social, mobilidade urbana, saneamento básico, resíduos sólidos e gestão territorial urbana. “Trata-se de uma conferência extremamente importante, onde podemos puxar e debater sobre temas necessários para o desenvolvimento das cidades”, afirmou.
Os representantes de Vitória da Conquista foram eleitos em 2023, na 7ª Conferência Municipal das Cidades.