
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realiza, até o mês de outubro, a sétima edição do curso de extensão “Introdução à Política de Assistência Social”, voltado para os novos trabalhadores da Assistência Social, convocados no último concurso público edital nº 001/2024, e outros profissionais que atuam na Rede de Proteção Social de Vitória da Conquista. A iniciativa visa qualificar os profissionais, a fim de aprimorar os atendimentos direcionados às famílias usuárias do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Vitória da Conquista.
A programação do curso nesses dois meses será dividida em duas turmas, separadas por turnos, para que cerca de 90 trabalhadores das diversas unidades da Rede de Proteção Social possam participar de modo que o atendimento à população não seja comprometido. Além dos trabalhadores do Suas do município, o curso também é aberto aos profissionais atuantes nas Organizações da Sociedades Civil (OSCs), Conselhos Tutelares, Sistema de Justiça e Segurança Pública. Ao final, cada participante receberá uma certificação de 40h.
- Turma I (manhã)
- Turma II (tarde)
As aulas de abertura, realizadas na manhã e tarde desta segunda-feira (8), foram ministradas pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que abordou os aspectos históricos da política de assistência social. De acordo com ele, a formação contínua dos profissionais é crucial para o fortalecimento da rede de proteção social. “Esse curso é uma oportunidade de reforçar o compromisso da Prefeitura de Vitória da Conquista com a qualificação permanente dos trabalhadores do Suas. Entendemos que nunca vai existir uma prática qualificada sem uma base teórica e por isso investimos em atividades formativas que ampliam as ferramentas de atuação dos profissionais”, pontuou Michael.
Os demais encontros serão mediados pelos diretores e coordenadores da política de assistência social e da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente (Radca), do município. Serão abordados assuntos como a Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Vigilância Socioassistencial, Controle Social, Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, Relação com o Sistema de Justiça e a Lei da Escuta Protegida.
- Michael Farias
- Oseias Varges
- Hosana Queiroz
O capitão da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Vitória da Conquista, Oseias Santos Varges, participou da aula de abertura e avaliou de forma positiva a intersetorialidade no curso introdutório. “É de extrema importância. Apesar de trabalhar com a questão da violência muitas vezes, a polícia também está tendo esse cuidado de trabalhar com a prevenção. E dentro da prevenção existe uma gama de ações que são desenvolvidas pela rede e não basicamente só pela polícia. Então, a nossa equipe está perpassando por todas essas esferas para que, entendendo melhor como as instituições atuam, a gente possa atuar em conjunto e oferecer um trabalho de qualidade para a população”, afirmou o capitão.
Para a técnica de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Jardim Valéria, Hosana Queiroz, o espaço de discussão teórica irá impactar diretamente a oferta de serviços nos territórios. “Para mim, está sendo muito produtivo. É um momento de grande aprendizado, que vai contribuir para o aperfeiçoamento da minha prática. Além disso, a formação continuada é crucial para atualizar conhecimentos e desenvolver práticas reflexivas, inovadoras e autônomas, enfrentando os desafios contemporâneos da profissão”, disse a técnica.