
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), em parceria com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), realizou nesta tarde (9) o primeiro encontro do Projeto Capacita Mulheres. A atividade é dividida em quatro encontros e dedicada para 10 mulheres que buscam se inserir no setor profissional.
Coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais, Melry Amaral avaliou a temática e também a parceria entre as pastas. “Essa projeto é uma oportunidade que une as mulheres que buscam um trabalho formal (CLT) e também aquelas que almejam empreender. A gente avalia de forma muito positiva essa transversalidade no serviço público, pois assim podemos garantir mais acessibilidade para essas mulheres”.
- Melry Amaral
- Jacqueline Correia
A supervisora do Acessuas Trabalho, Jacqueline Correia, explicou a organização da atividade: “Nós traremos duas oficinas, a teórica e a prática. Nosso objetivo é dar munição para que elas possam competir de igual para igual, e é muito importante saber fazer um bom currículo ou como participar de uma entrevista de emprego”. Nos dois primeiros dias são quatro temáticas, abordadas por meio de dinâmicas. Na oficina teórica: 1 – Postura Profissional; 2 – Comportamento; 3 – Entrevista individual: Como se preparar para cada etapa; 4 – Entrevista em grupo. Já na prática: Confecção de currículos.

Rita de Cássia
A participante, Rita de Cássia Sousa, falou da motivação para se inscrever no Capacita Mulheres “Eu fiquei desempregada, e corri logo para cá, para pedir um socorro e elas me indicaram esse curso. Eu já tenho quase 60 anos, então, preciso me qualificar ainda mais”. E aproveitou para destacar a importância dessas ações na vida dela e de tantas outras mulheres: “Essa é uma oportunidade maravilhosa, que traz muito aprendizado. Eu só tenho a agradecer, por mim eu participaria de todas as atividades da secretaria”, concluiu.