
Na manhã desta quinta-feira (11), o prefeito em exercício, Aloisio Alan, recebeu o projeto “Alunos em Rede: Exploradores do Futuro”, desenvolvido por alunos do 5º Ano do Colégio Padre Gilberto, os quais foram representados pela aluna Laura Dias, 10 anos. O encontro aconteceu no Gabinete Civil.
As visitas de alunos de escolas públicas e particulares sempre integram a agenda institucional , com o objetivo de oportunizar aos estudantes conhecer os diversos setores da Prefeitura, além de partilhar ideias com a gestão municipal. É o caso de Laura. Ela aproveitou o encontro com o gestor para falar sobre o projeto que tem como objetivo conectar estudantes de regiões diferentes em troca de vivências culturais, ampliando a consciência ambiental e social com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vêm sendo amplamente trabalhados pela Prefeitura. O projeto dos alunos diz respeito ao descarte inapropriado do lixo no muro do cemitério e na praça da Saudade, equipamentos localizados próximos à escola. Os alunos já entregaram panfletos nas casas do entorno, com o intuito de conscientizar os moradores, e foram orientados a desenvolver um projeto para esses locais pensando no futuro. A turma também elaborou uma carta direcionada ao poder público, solicitando piso tátil, placas motivacionais, limpeza, pintura, coleta seletiva, bancos e lixeiras para as localidades apontadas.
Segundo o prefeito em exercício, Aloisio Alan, receber uma aluna tão jovem para tratar de assuntos tão pertinentes é uma alegria muito grande. “A Prefeitura está sempre de portas abertas. Estamos recebendo caravanas, alunos de diversos colégios, porque é muito importante o engajamento dos jovens para a construção da sociedade. Dessa forma, com educação e respeito, a gente constrói uma comunidade cada vez mais igualitária”, afirmou o gestor. “Vamos olhar o projeto dos alunos com carinho para que a gente consiga dar uma resposta à Laura e aos colegas dela o mais rápido possível, dentro do que é possível”, complementou.
Laura, que estava acompanhada da mãe Nayara, não deixou de esconder a alegria que também estava sentindo: “O nosso projeto fala sobre o nosso bairro, que a gente tem que ter consciência sobre o lixo, sobre a praça, sobre todos os lugares, porque a gente não pode jogar lixo em qualquer lugar. A gente tem que conversar com as pessoas que ainda fazem isso. A gente pode virar um adulto melhor e, também fazer a nossa cidade ser uma cidade melhor”, relatou a estudante mirim.