Maria Quitéria e Matinha carecem de esgotamento sanitário

Sofrendo em razão da ausência de infraestrutura adequada para o esgotamento sanitário, moradores da sede urbana dos distritos de Maria Quitéria e Matinha se veem obrigados a conviver com o despejo irregular de dejetos em fossas rudimentares ou “a céu aberto”. A reclamação consta de duas indicações apresentadas na Câmara pelo vereador Gean Caverna (Podemos) e encaminhadas ao prefeito José Ronaldo, solicitando a adoção de providências no âmbito do Governo Municipal para a resolução do problema.

No ofício, o parlamentar sugere que o gestor municipal mobilize os órgãos competentes no sentido de providenciarem a elaboração de projetos para captação de recursos e execução de obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário nas localidades. Além das sedes dos distritos, a comunidade de Baixinha (Maria Quitéria) necessita de urgência neste tipo de intervenção, segundo Gean Caverna. “A falta de saneamento básico também compromete o desenvolvimento urbano e social, dificultando o pleno exercício do direito a uma vida digna”, observa.

Ele alerta que a ausência de esgotamento sanitário adequado significa sérios riscos à saúde pública, pois ajuda na proliferação de insetos e de diversas doenças, com impactos negativos ao meio ambiente e à qualidade de vida da comunidade. Caso a gestão municipal acate a sugestão, Gean Caverna reforça a necessidade dos projetos se atentarem à previsão de instalar redes coletoras, estações de tratamento e as devidas ligações domiciliares, de uma forma que atenda toda a população das localidades citadas.

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima