
A Lei nº 3.304/2025, que declara de utilidade pública o Instituto Oxente Social (IOS), organização sem fins lucrativos composta por voluntários, com o objetivo de promover transformação social, espiritual e cidadã no sertão nordestino, foi sancionada na manhã desta terça-feira (16), pelo prefeito em exercício, Aloisio Alan. O ato aconteceu no Gabinete da Chefia do Poder Executivo, com a presença da mesa diretora do IOS e de representantes da imprensa de Vitória da Conquista.
Com a declaração aprovada pela Câmara, o instituto poderá ampliar parcerias, captar recursos e formalizar convênios, o que permitirá o fortalecimento da sua capacidade de atuação em prol da sociedade.
De acordo com Dr. Alan, o momento é significativo. “É uma alegria assinar essa lei porque se trata de um projeto que realmente contempla a comunidade carente. Toda a equipe está de parabéns. Estamos sempre estimulando para que o voluntariado cresça em nossa cidade, em nosso país”, afirmou.
- Aloisio Alan
- Wal Cordeiro
O responsável pelo IOS, Wal Cordeiro, disse que a organização tem provado que é possível organizar projeto social por meio de parcerias. “Nas seis edições que já realizamos do projeto ‘Pintando a Alegria no Sertão’, milhares de pessoas foram beneficiadas com pinturas de casas, lâmpadas de led, estimulando a economia, e filtros de barro. A gente tem mobilizado voluntários do Brasil inteiro, provando que é possível, através do voluntariado, realizar qualquer projeto social”, sinalizou.
Também estavam presentes os secretários municipais da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, e de Comunicação, Daniella Oliveira.
Instituto Oxente Social (IOS)
O IOS foi oficialmente fundado em 2024, mas o grupo existe desde a primeira edição do projeto Pintando a Alegria no Sertão, realizada em outubro de 2023, em Aracatu-Bahia. Nessa ação, os voluntários se reuniram para a revitalização de casas. A partir dessa iniciativa, o instituto foi criado para estruturar o impacto social e espiritual no sertão nordestino.
Desde então, o Instituto se tornou referência, consolidando projetos que unem voluntários de diversas regiões do Brasil em prol de comunidades vulneráveis. Já aconteceram seis edições desse projeto em diversos locais. Em breve, será realizada a primeira edição do projeto Pintando Alegria no Bairro, em Curitiba, com 200 casas pintadas, expandindo a atuação em todo o país.
Além disso, o IOS também atua como projeto Manutenção Social, onde são distribuídos itens básicos para a sobrevivência das comunidades, como filtros de barro, lâmpadas led e outros materiais utilizados no Pintando a Alegria no Sertão.