Bahia dá largada da Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável

A Bahia iniciou as etapas territoriais da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS). O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira (15), no município de Antônio Cardoso, e reuniu agricultores familiares, representantes de movimentos sociais, técnicos e gestores públicos de 17 municípios do Portal do Sertão para debater sobre agroecologia, resiliência climática e a promoção de práticas sustentáveis no meio rural.

Com a presença de delegados e delegadas eleitos durante as etapas municipais, realizadas entre maio e setembro de 2025, o encontro aconteceu no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Genivaldo de Almeida Brandão, onde foram elaboradas propostas que seguirão para a etapa estadual, prevista para acontecer em novembro de 2025, que determinará a representação da Bahia na Conferência Nacional, marcada para março de 2026.

Para Vasco Zugno Aguzzoli, membro do Fórum Baiano da Agricultura Familiar e parte da Comissão Organizadora Estadual (COE) do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), “a importância dessa conferência é criar mecanismos, políticas públicas e debater com a população quais são as nossas práticas para o momento atual”.

As conferências, promovidas na Bahia pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN) e as coordenações dos Colegiados Territoriais, funcionam como um espaço de participação social. Os debates se organizam em cinco eixos que tratam da emergência climática no Brasil Rural, da transformação agroecológica dos sistemas alimentares, do acesso à terra, território e água, dos direitos sociais e do Bem Viver, além do fortalecimento da participação popular na formulação de políticas públicas.

“Iniciamos a semana no Território Portal do Sertão com a Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, um espaço de escuta do poder público, organizações e sociedade civil. A SDR participa avaliando os investimentos na Bahia, debatendo a transição agroecológica para produzir alimento saudável e reforçando a importância de unir investimento e crédito para um campo mais sustentável, produtivo e com maior participação da juventude e das mulheres”, destacou Adriano Costa, chefe de gabinete da SDR e secretário executivo do CEDRS.

A 3ª CEDRSS deve reunir 500 participantes na etapa estadual, incluindo delegados territoriais, convidados e observadores, consolidando propostas que vão orientar a participação da Bahia na etapa nacional. Com o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a Conferência tem como objetivo construir uma agenda política estratégica voltada à transformação agroecológica e ao fortalecimento da agricultura familiar.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima