
Membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Vitória da Conquista estiveram no auditório do Sebrae na manhã desta quarta-feira (17), para discutir estratégias e projetos voltados a impulsionar o turismo local e regional. O encontro focou na captação de recursos, no desenvolvimento sustentável e na integração de diversas vertentes turísticas, com o objetivo de gerar emprego, renda e maior visibilidade para o município.
O Comtur, que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), e por meio do Fundo Municipal de Turismo, discutiu ações voltadas a ordenar e promover o turismo em suas múltiplas facetas, incluindo as áreas gastronômica, religiosa, esportiva e cultural. Entre as iniciativas destacadas estão projetos de turismo sustentável, o apoio financeiro do Banco do Nordeste e a realização de reuniões presenciais mensais para coordenar esforços e monitorar avanços.
A agenda da reunião incluiu três segmentos para a promoção do turismo na região: O primeiro foi o Projeto Plural, idealizado pela médica e artista plástica Rosa Aurich, que enfatiza o artesanato, a identidade cultural e outros elementos para fomentar uma economia criativa e sustentável. Em seguida, foi discutido o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste, voltado à captação de recursos para iniciativas turísticas. Por fim, o evento Conectour, promovido pelo Sebrae, foi apresentado como uma oportunidade para conectar profissionais do setor com palestrantes renomados de todo o país.
Segundo o vice-presidente do Contur, Luiz Ferraz, a reunião visa discutir a viabilidade de recursos locais com parcerias externas, como o Banco do Nordeste e o Sebrae. “É importante trazer esses nichos para uma discussão mais próxima, aproveitando as políticas públicas. Então, a gente tem somado esforços ultimamente e criado uma rede de integração, porque o turismo é plural, ele tem vários segmentos. E o conselho, junto com a secretaria, com a Prefeitura, tem procurado unir forças para que alavancar cada vez mais o turismo no nosso município.”, explicou Luiz.
- Luiz
- Rosa
Rosa Aurich, conselheira e responsável pelo Projeto Plural, destacou a importância de valorizar a identidade cultural local como base para o desenvolvimento econômico. “A valorização da identidade cultural como forma também de desenvolver uma economia sustentável criativa é importantíssimo. Conquista é o portal da Chapada e isso faz com que o município se destaque não só do ponto de vista estadual, mas nacional também. Esse momento de fortalecimento, de união da rede, de aproximação com todas as áreas é importante”, destacou a conselheira.

Marcos
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, enfatizou a evolução do Comtur, que agora atua com a implementação do plano de turismo sustentável com força e relevância. “De sorte que o Comtur veio para ficar, vem forte, não é uma coisa meramente teórica, é uma coisa extremamente prática e com resolutividade. Ou seja, existir só não é suficiente, é preciso medidas, é preciso ações objetivas para que uma cidade tão região, tão importante, tão bonita, cheia de atrações, cheia de opções de turismo, do gastronômico, religioso, esportivo e cultural que passe a ter um ordenamento, um calendário e passe a funcionar de forma integrada e só tratar benefícios, emprego e renda, inclusive”, destacou Marcos.