Semana Nacional de Trânsito tem início com ações de conscientização e serviços de saúde na Praça Nove de Novembro

Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a Semana Nacional de Trânsito foi oficialmente aberta em todo o país nesta quinta-feira (18). Em Vitória da Conquista, as atividades da campanha foram iniciadas com uma ação educativa promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), na Praça Nove de Novembro, Centro. A programação, que segue até 28 de setembro, visa promover a conscientização sobre segurança no trânsito e mudanças de comportamento entre condutores, pedestres e motociclistas.

A escolha da Praça Nove de Novembro não foi aleatória: o local é um dos pontos de maior fluxo de pedestres e veículos na cidade, o que permite alcançar um público amplo com mensagens de educação no trânsito. No local, agentes do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) forneceram informações e orientações.

Uma das atrações principais foi a montagem de uma pista simulada, onde participantes puderam experimentar óculos com lentes especiais que reproduzem os efeitos do álcool no trânsito, destacando os riscos da direção sob influência de substâncias.

A agente de Trânsito, Andréa Carla, explicou o objetivo da campanha, enfatizando a necessidade da autocrítica e empatia no trânsito. “A campanha visa melhorar o comportamento dos condutores. Tem aquele que diz que a culpa é do pedestre, que, consequentemente, vai dizer que a culpa é de quem está dentro do veículo ou pilotando a motocicleta. Então, quando a gente fala de conscientização do condutor, a gente tem que olhar para si e não para o outro, porque o trânsito é totalmente mudança de comportamento”, afirmou Andréa.

Matheus Souza, que trabalha como entregador, compartilhou sua perspectiva sobre os desafios diários no trânsito local e a importância de iniciativas como essa. “De uma forma geral, o trânsito é conturbado aqui na cidade. É preciso um pouco mais de atenção, cuidado e empatia, o que muitos motoristas acabam não tendo. Muitos acabam cortando, fechando outros veículos. Acho que deveria ter mais ações desse nível para conscientizar, ainda mais, os motoristas”, declarou Matheus.

A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ofereceu uma gama de serviços gratuitos para os participantes, como aferição de pressão arterial, vacinação, testes de glicemia, consultas com psicólogos e fisioterapeutas, além de um simulador de alcoolemia para reforçar a conscientização sobre os perigos do consumo de álcool ao dirigir. Essa integração entre a Mobilidade Urbana e a Saúde visa não apenas educar, mas também promover o bem-estar geral da população, alinhando-se ao tema da campanha que prioriza a preservação da vida.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima