Judocas baianas conquistam medalha de ouro e prata no Jogos da Juventude 2025

O tatame dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília-DF, foi o palco de uma conquista histórica para o judô baiano, neste domingo (21). Logo no primeiro dia de competição da modalidade, duas baianas de 15 anos conquistaram medalhas de ouro e prata. Mila Oliveira, (-44 kg) e Rafaela Borges (-48 kg), respectivamente, medalhistas de ouro e prata, deixaram seus nomes gravados na maior competição esportiva nacional.

O lugar mais alto do pódio para Mila veio após vitória contra a representante do estado de São Paulo, um dos mais tracionais no judô. Antes, passou pelas adversárias de Piauí, Rio Grande do Sul e Maranhão, vencendo todas. A soteropolitana de 15 anos está na sua primeira participação em Jogos da Juventude. Mas, já vem de conquistas de medalhas em competições nacionais antes.

Lutando desde os três anos, a baiana foi vice-campeã nacional no Campeonato Brasileiro Cadete de Judô, que aconteceu no dia 28 de junho, em Salvador. Sobre a vitória, diz que a medalha não é só dela, mas de seus pais e de todos da academia Judô Paulo Fraga, local de treinamento da estudante-atleta, em Lauro de Freitas.

“Eu me sinto muito feliz. É um dia muito especial. Minha performance nas lutas só foram aumentando. Comecei, comecei não tão bem. Mas, após a segunda luta, já entrei no jogo para ser campeã”, comenta Mila.

Já Rafaela, número um no ranking estadual da sua categoria, é natural de Simões Filho e estudante do Colégio Estadual Polivalente de Aratu. Com uma rotina puxada, chegando em casa quase meia-noite, de segunda a sábado, pois treina nestes dias da semana no Instituto Maikon Freitas, em Lauro de Freitas, também na Região Metropolitana de Salvador, a conquista da medalha de prata trouxe muita alegria e um sentimento de cobrança.

“É a minha primeira medalha nacional, estou muito feliz. Mas, não estou satisfeita. Acho que dá pra melhorar”, disse a judoca. Ela e Mila ainda irão competir, por equipe, nesta edição dos Jogos da Juventude, na próxima terça-feira (23), último dia de competição da modalidade.

Bahia no Jogos da Juventude – Ao todo, o estado acumula quatro medalhas (um ouro, uma prata e dois bronzes), todas conquistas pelo time de estudantes-atletas femininas. Ana Carolina Almeida, 15 anos, conquistou a primeira, com um bronze com o wrestling, na segunda-feira (15); e a dupla baiana de vôlei de praia (Samara Brandão e Suane Adir) também foi medalha de bronze na última sexta-feira (19).

Delegação baiana – Nesta edição, o estado será representado por 191 pessoas, sendo 172 competidores, além de técnicos, dirigentes e jornalistas, que viajam em três grupos: o primeiro saiu de Salvador dia 09 de setembro, o segundo no domingo (14) e o terceiro e último desembarca na capital federal neste sábado (20). Passagens aéreas e uniformes de toda a delegação foram concedidos pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Jogos da Juventude 2025 – A competição nacional organizada pelo COB está sendo realizada em 33 instalações esportivas (13 instalações simultâneas e 16 locais de competição), com cerca de 4.700 jovens atletas de todo o país. Ao todo, 20 modalidades serão disputadas até 25 de setembro, com a transmissão pelo canal do Time Brasil no Youtube e no Tik Tok Time Brasil.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima