ARFES fiscaliza qualidade da água servida lançada por ETEs no ambiente

A Agência Reguladora de Feira de Santana monitora a qualidade dos resíduos que são lançados nos cursos de água pelas Estações de Tratamento de Esgoto da Bacia do Jacuípe I e II, da Bacia do Subaé e de condomínios. Para esses locais são direcionadas águas servidas, onde são descontaminadas e lançadas no meio ambiente de forma segura.

O que se busca com as fiscalizações, realizadas semanalmente, é impedir problemas ambientais e promover a proteção da saúde de pessoas e animais, que podem ser afetados pelo descarte diário de milhares de litros desses efluentes gerados em condomínios – obrigatoriamente, todos devem ter o equipamento.

Se constatado algum problema na estrutura da ETE, a operadora responsável é notificada para que faça a recuperação do equipamento no menor espaço de tempo, a fim de evitar impactos ambientais negativos.

A ETE Jacuípe I está localizada na Pedra do Descanso, a ETE Jacuípe II fica no bairro Nova Esperança, e a ETE da Bacia do Subaé, na zona sul. A ARFES também está atenta às estações localizadas em vários condomínios, como o Santana Town, Parque das Azaleias, Terra Nova I e II.

Regularmente, a ARFES solicita à Embasa relatórios que mostram os resultados dos exames laboratoriais realizados na água, para observar a qualidade liberada para os riachos. “Tudo deve estar dentro dos padrões exigidos pelas agências sanitárias”, diz o diretor de Regulação Técnica, Sérgio Portugal.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima