
A inclusão e o respeito às pessoas com deficiência estarão em pauta, nesta quinta-feira (25), na capacitação que a Secretaria Municipal de Saúde vai promover para as equipes administrativas das unidades da Atenção Primária à Saúde, das 14h às 17h, no auditório da FAT (Faculdade Anísio Teixeira). A iniciativa integra a programação do Setembro Verde.
Com o tema “Atendimento e Acolhimento Humanizado à Pessoa com Deficiência”, o encontro pretende ampliar o olhar das equipes de saúde para as necessidades específicas de usuários com deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla, garantindo um serviço mais inclusivo e de qualidade.
A programação será aberta pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Rosylene Oliveira. Na sequência, a enfermeira Mariana Rios, coordenadora do CAPS AD, vai conduzir uma palestra sobre práticas de humanização e acolhimento. Também participa o advogado Natanael Machado, que trará reflexões sobre aspectos legais e direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
De acordo com a referência técnica da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde, a assistente social Thaiane Amorim da Silva, a capacitação é uma oportunidade de fortalecer o compromisso do SUS com a equidade.
“O objetivo é preparar as equipes para oferecer um atendimento mais humanizado, sempre pautado pelo respeito e pela dignidade, assegurando o direito de todos a uma saúde inclusiva”, ressaltou.