Museu da Embasa participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu do Saneamento da Embasa (MuSa) integra a 19ª edição da Primavera dos Museus, promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece até esta sexta-feira (26). Como o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a programação do MuSa conta com oficinas, palestras, visitas mediadas, dinâmicas educativas e atividades culturais.

A abertura da programação aconteceu na tarde de terça-feira (23) com uma palestra para estudantes do Colégio Estadual Clarissa Santiago dos Santos (antigo Luís Eduardo Magalhães), localizado em área quilombola da bacia do Saboeiro-Cabula. O tema da atividade foi “Mudanças climáticas e racismo ambiental e institucional”. Segundo a supervisora do MuSa, Josineide da Costa, a escolha da escola tem forte simbolismo social e ambiental.

“O colégio está situado em uma importante bacia hidrográfica do Saboeiro-Cabula e área quilombola e é uma escola que desenvolve um projeto contínuo sobre sustentabilidade. Discutir mudanças climáticas nesse contexto é essencial, já que seus impactos — como estiagens prolongadas e enchentes — afetam diretamente a oferta e a qualidade dos serviços de saneamento”, observa.

Ao longo da semana, ainda estão previstas atividades com jovens aprendizes, estudantes de escolas públicas, agentes comunitários de saúde e encerramento cultural na tarde de sexta-feira (26) com o sarau “Canto das Águas”, protagonizado pelo Coral Água Viva, formado por colaboradores da Embasa. Toda a programação conta com apoio logístico da Embasa, incluindo transporte de estudantes e grupos comunitários e distribuição de kits lanche para os participantes.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima