Associação de Pessoas Vivendo com HIV pede reparação, devido a divulgação de nomes

A Associação de Familiares, Amigos e Pessoas Vivendo com HIV/Aids cobrou reparação pelo vazamento de dados sensíveis de pacientes em Feira de Santana e melhores condições de atendimento no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda. O pedido foi feito pela presidente da entidade, Josefa Faria dos Anjos, durante discurso na Tribuna Livre da Câmara Municipal, na sessão desta quarta-feira (24).

Representando pacientes com HIV, fibromialgia e anemia falciforme, Josefa destacou que a publicação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) na edição do Diário Oficial do Município do último sábado (20), expôs famílias ao preconceito e provocou forte sofrimento emocional. Segundo ela, muitas pessoas atingidas não haviam compartilhado sua condição nem mesmo com familiares, o que torna o episódio ainda mais delicado.

Josefa também chamou atenção para os reflexos sociais e profissionais do estigma. Ela disse ter recebido a informação de que um funcionário foi demitido após a exposição dos dados e afirmou que vai apurar o caso. Para ela, situações como essa evidenciam a necessidade de acolhimento e de medidas urgentes de reparação: “Hoje em dia, o HIV tem tratamento e não mata, o que ainda está matando são as palavras e o julgamento”, declarou.

Além da reparação, a presidente da associação defendeu a retomada do Passe Livre para os pacientes e justificou que muitos vivem em vulnerabilidade social e não têm renda “sequer para alimentação”. Ela também criticou as condições de atendimento, relatando que o CSE, posto de referência para pessoas vivendo com HIV, não oferece estrutura digna. “Aquele lugar está um lixo e nós somos tratados como se fossemos ratos, escondidos”. Segundo ela, é crescente o número de pessoas infectadas pelo vírus HIV, especialmente jovens entre 14 e 19 anos, o que reforça a importância do acolhimento em um espaço adequado e com maior quantidade de profissionais capacitados.

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima