
O Nordestão Clássico de Xadrez 2025 promete, pela segunda vez, ser o maior evento da modalidade na região do Brasil, atraindo entusiastas e competidores de todo o país. A competição, promovida pela Federação Baiana de Xadrez (FBX) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), acontece entre a sexta-feira (26) e o domingo (28) na Arena Aquática Salvador, na orla da Pituba.
Com 140 enxadristas confirmados, seis rodadas e R$ 20 mil reais de premiações, o evento concederá cinco títulos de Mestre Nacional (NM), Mestre Nacional Feminino (WNM), Candidato a Mestre Nacional (CNM) e Candidato a Mestre Nacional Feminino (WCNM). O torneio será no Sistema Suíço, no ritmo de jogo Standard (STD). A cadência será de 90 min + 30 seg, desde o primeiro lance. O jogador com maior número de pontos (um para vitória, meio para empate e zero para derrota) será declarado campeão.
A programação conta com a primeira e a segunda rodada na sexta-feira (26) respectivamente, às 14h e às 20h. A terceira rodada será no sábado (27) às 13h30, seguida da quarta às 19h30. A agenda encerra no domingo com a quinta rodada às 9h e a sexta rodada às 15h, além da cerimônia de encerramento e premiação após as disputas. As partidas se desenrolarão em um cenário deslumbrante, refletindo a riqueza cultural e a hospitalidade nordestina.
Uma das grandes atrações será a presença de Mestres FIDE – Fédération Internationale des Échecs, que trarão um nível elevado de competitividade e conhecimento ao evento, além de Candidatos a Mestres FIDE e Mestres Nacionais. Esta inclusão ressalta a importância e o crescimento do xadrez na região, incentivando jovens talentos a perseguirem a excelência no esporte, de acordo com Luciano Zallio, presidente da FBX.
“O Nordestão já é um marco no calendário esportivo nacional. A dimensão e a importância do evento se revelam de forma incontestável: as inscrições se esgotaram três semanas antes do início, demonstrando a grandeza da competição e a confiança que a comunidade enxadrística deposita na organização da FBX junto a CBX. Serão representantes de diversas partes do Brasil – crianças, jovens, adultos, mulheres, estrangeiros e até atletas com deficiência visual. É um torneio de alto nível técnico e uma verdadeira celebração da inclusão, diversidade e integração através do esporte”, comenta Luciano.
O evento terá diversas categorias, abrangendo desde iniciantes até jogadores avançados, incluindo categoria para atletas cegos e de baixa visão, garantindo que todos os participantes possam desfrutar de uma competição justa e equilibrada, criando uma experiência completa para os amantes do esporte, segundo Luciano.
“Com certeza, o torneio deste ano consolidará ainda mais o Nordeste como um polo importante no cenário nacional do xadrez. O xadrez, neste contexto, extrapola os tabuleiros: promove valores de disciplina, estratégia, concentração e respeito. A realização de um torneio deste porte no Nordeste consolida a região como protagonista no cenário enxadrístico brasileiro, ampliando horizontes e fortalecendo a prática em todos os níveis.”
Ele destaca a importância do apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, como decisivo para assumir esta dimensão. “A parceria com o órgão esportivo estadual representa não apenas o suporte logístico e institucional necessário, mas também um reconhecimento da relevância social, educacional e cultural que o xadrez desempenha na formação de cidadãos e no fortalecimento do esporte na Bahia e em todo o Nordeste. O Nordestão Clássico de Xadrez 2025 é um ponto de encontro entre gerações, talentos e histórias, que se consolida como referência e orgulho para todo o país”, finaliza.