Seminário apresenta avanços e desafios da Educação de Jovens e Adultos, na Bahia

Com o objetivo de fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Bahia, Salvador está recebendo, ao longo desta quinta-feira (24), o Seminário de Disseminação dos Resultados do SABE EJA 2024/2025, no Hotel Fiesta. O encontro reúne cerca de 250 participantes, entre gestores, professores e pesquisadores, e apresenta os resultados da avaliação inédita voltada às turmas da EJA da rede estadual, oferecendo subsídios para políticas e práticas pedagógicas mais efetivas.

A iniciativa visa discutir os resultados da avaliação externa amostral, realizada entre novembro de 2024 e maio de 2025, que contemplou estudantes das etapas V, VI e VII, correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. A aplicação foi feita em escolas localizadas nos municípios-sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), permitindo um diagnóstico da aprendizagem e contribuindo para a construção de estratégias pedagógicas mais direcionadas.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, ressaltou a importância de garantir oportunidades para todos os estudantes. “Estamos dando um passo importante na Educação de Jovens e Adultos, garantindo que todas as pessoas tenham direito de voltar à escola, independentemente da idade. A avaliação realizada nos permite compreender a realidade das turmas e fortalecer a formação de professores. Nosso objetivo é assegurar oportunidades e direitos educacionais para todos que não tiveram acesso no passado”.

A programação do evento inclui mesas temáticas que abordam desde a metodologia de aplicação do SABE na EJA até os desafios relacionados a raça, cor e gênero, além da análise de indicadores de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. O encontro também contou com a participação cultural do grupo de dança do Projeto Africanidades, do Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, que se apresentou durante a programação da manhã, valorizando a cultura e identidade local.

A coordenadora de Projetos em Avaliação Educacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tânia Cristina Azevedo, comentou sobre a relevância da avaliação em larga escala. “Esta primeira experiência é um passo fundamental para compreender as características de um público heterogêneo e fortalecer a Educação de Jovens e Adultos. Tenho orgulho de acompanhar este processo e de ver a marca da FGV presente nessa construção coletiva”, afirmou.

O encontro também abre espaço para gestores e especialistas compartilharem impressões sobre os resultados, reforçando a importância da iniciativa para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos na Bahia.

O coordenador da Educação para Jovens e Adultos, Alexandro Batista, destacou o papel da EJA como política de inclusão. “Garantir a Educação de Jovens e Adultos é assegurar direitos e cidadania para quem não teve acesso à educação na idade adequada. A EJA vai além da oferta de ensino: é um compromisso com a sociedade e a inclusão. Este seminário reforça a necessidade de políticas e ações baseadas em dados para atender todo o público da Bahia”.

A diretora do NTE 5 (Itabuna), Larissa Mello, reforçou o compromisso da gestão com a EJA e a necessidade de analisar os resultados obtidos. “Este evento é fundamental para termos um panorama da evolução das turmas da EJA, que muitas vezes enfrentam maior vulnerabilidade e evasão. Temos o compromisso de analisar os resultados e traçar caminhos para fortalecer a Educação de Jovens e Adultos na rede estadual”.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima