Prefeitura de Juazeiro articula setor da fruticultura e Governo Federal em reunião estratégica diante das tarifas impostas pelos EUA

A Prefeitura de Juazeiro promoveu, nesta terça-feira (23), uma reunião estratégica em seu gabinete com representantes do setor produtivo, sindicatos, instituições parceiras e membros do Governo Federal para debater os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre a fruticultura do Vale do São Francisco. O encontro do Prefeito Andrei Gonçalves contou com a presença da secretária executiva de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços/MDIC, Tatiana Lacerda, além de representantes do Ministério da Fazenda.

Durante a reunião, foram apresentados dados que reforçam a gravidade da situação: a fruticultura no Vale do São Francisco gera cerca de 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos, dos quais aproximadamente 120 mil podem ser impactados diretamente pelas medidas dos EUA. Atualmente, o mercado norte-americano absorve cerca de 20% da manga e 15% da uva produzidas na região. No caso da manga, altamente perecível, não há possibilidade de redirecionamento imediato em larga escala para outros mercados sem risco de colapso, principalmente no europeu.

Os exportadores alertaram ainda que a tarifa de 50% sobre a manga é injustificada, já que os EUA não produzem a fruta, além de destacar que a uva exportada possui patentes americanas, o que reforça a inconsistência da medida.

A reunião foi considerada um passo importante na construção de estratégias conjuntas. Segundo o representante da exportadora Ibacem, Nelson Costa, o diálogo fortalece a busca por soluções definitivas. “A reunião foi bastante positiva e renova nossa esperança de que vamos encontrar uma solução. Esse diálogo já vem acontecendo desde o anúncio do ‘tarifaço’, e seguimos contribuindo com propostas. Precisamos de medidas definitivas, que devolvam estabilidade ao setor”.

Na ocasião, também foi definida a criação de uma comissão formada por exportadores, produtores e instituições locais para participar de uma agenda em Brasília, logo após a missão internacional que será realizada nos EUA, com foco na renegociação de dívidas do setor, liberação de novos recursos emergenciais e definição de medidas estruturais para garantir segurança à fruticultura.

Para Ivan Pinto, do Instituto da Fruta, a articulação fortalece a união regional. “Foi um encontro fundamental para mostrar a força do setor e a importância de ações concretas. Nossa região precisa continuar empregando milhares de pessoas que dependem da fruticultura, e por isso estamos unidos para sensibilizar os governos do Brasil e dos Estados Unidos”.

O encontro reafirma o papel da Prefeitura de Juazeiro como articuladora regional, promovendo o diálogo entre setor produtivo e Governo Federal, e fortalecendo a defesa da fruticultura do Vale do São Francisco no cenário nacional e internacional.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima