
A Secretaria Municipal de Saúde conclui a campanha de vacinação antirrábica nesta sexta-feira (26), promovendo semana de repescagem para ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos em 10 unidades de saúde da Zona Urbana. As ações da campanha, que se estenderam por diversas localidades, buscaram garantir a proteção dos animais e da população.

Vacina no bairro Panorama
As unidades de saúde que participam da campanha da repescagem, com atendimento de 9h às 15h (incluindo horário de almoço), são:
● Panorama
● Nova Cidade
● Morada dos Pássaros
● Comveima
● Patagônia
● Hugo de Castro (bairro Guarani)
● Jardim Valéria
● Vila Serrana
● Admário Silva Santos (bairro Brasil)
● Urbis VI
A campanha, que iniciou no dia 28 de agosto, mobilizou três equipes itinerantes na Zona Rural e equipes fixas em pontos estratégicos da cidade, alcançando até o momento 39 mil animais vacinados. A meta era vacinar cerca de 80% da população canina, mas o índice ainda está em torno de 61%. Por isso, a repescagem foi essencial para atender a todos, incluindo aqueles tutores que possuem horários de trabalho restritos. “Nós vimos a necessidade de fazer uma repescagem porque nem todo mundo foi contemplado. Por isso, oferecemos um horário estendido, de manhã, ao meio-dia e à tarde, para atender a toda a população”, explica o coordenador de Zoonoses, Luís Cláudio Moura.
A população reconhece a importância da imunização. Maria da Glória Araújo Silva, protetora de animais que cuida de 15 cães, relata a sua preocupação em garantir a vacinação de todos: “É bom porque eles não ficam nervosos e param de brigar. Eu fico com pena dos bichinhos que encontro na rua e pego para cuidar. Então, a vacina é muito boa”.
A atitude de cuidar bem dos animais de estimação também é destacada por Antônio Vicente, morador do bairro Candeias. “Se você não pode tratar bem a quem trata bem de você, você não está preparado para tê-lo. O animal doméstico tem que ser bem tratado. Não pode ser negligenciada essa atitude de vacinar”, reforça.
Luciana Ferreira do Nascimento, que levou seus animais Bob e Ted para vacinar, também ressalta a importância da proteção: “É muito importante porque eles precisam ser protegidos. O importante da vacina é isso, proteger eles e a gente também”.
- Maria da Glória
- Luciana
- Vicente
Apesar do encerramento oficial da campanha, a vacinação antirrábica continua disponível em postos fixos na cidade durante todo ano. Os interessados podem levar seus cães e gatos para vacinar na Unidade de Saúde Admário Silva Santos, na Av. Frei Benjamin, e, a partir da próxima semana, também na Unidade de Saúde Panorama.