Estudantes participam da V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Salvador

Estudantes delegados, professores, especialistas e jovens facilitadores de diferentes territórios de identidade do Estado participam, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, da V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA). Durante o evento, os estudantes delegados irão discutir e apresentar as suas propostas de ações dentro do tema central “Vamos transformar a Bahia com educação e justiça climática”. Esta edição, contando com as etapas preparatórias, mobilizou mais de 152 mil alunos de 400 unidades escolares de 113 municípios.

A Conferência Estadual é uma das etapas da VI Conferência Nacional, que envolve turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas brasileiras para desenvolver jornadas pedagógicas em defesa da justiça climática. A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo pedagógico e dinâmico de encontros e construções coletivas, que busca a promoção da escuta ativa de crianças e adolescentes, por meio do incentivo ao desenvolvimento de projetos, ações e atividades voltadas ao enfrentamento dos desafios socioambientais. A ideia é fortalecer a consciência ambiental e o protagonismo juvenil.

A Etapa Estadual é o ponto alto de um processo que começou nas escolas, onde comunidades escolares debateram problemas socioambientais e criaram projetos de intervenção. Agora, os jovens têm a oportunidade de compartilhar experiências, aprofundar discussões e fortalecer o protagonismo infantojuvenil na luta contra as mudanças climáticas e as desigualdades socioambientais.

Na Conferência Estadual serão selecionados os 21 estudantes que irão compor a delegação baiana na Conferência Nacional, que acontecerá de 6 a 10 de outubro, na cidade de Luiziânia, em Goiás.

Programação
O encontro contará com uma palestra magna sobre “O futuro se constrói agora:  a importância da pesquisa, da educação e do ativismo para a promoção da justiça climática e social”; oficinas temáticas; cine reflexão, com exibição de vídeos explicativos com cientistas brasileiros sobre mudanças climáticas; roda de conversa com os professores; e plenária de eleição da delegação da Bahia; além da dinâmica “Nosso recado – contribuições da Bahia para a declaração infantojuvenil para a COP 30”, dentre outras atividades.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima