
O Programa Bahia. Estado Voluntário completou nesta quarta-feira (24) seis anos de atividades com números que expressam a força da atuação solidária no Estado. Criada com o objetivo de fomentar a prática do voluntariado na Bahia, tendo o cidadão como protagonista, a iniciativa já conta com a adesão de mais de 29 mil voluntários, além de cerca de 3 mil projetos e ações cadastradas e 294 campanhas ativas.
“Este é um programa que faz a ponte entre o cidadão e os projetos sociais: dessa forma, ganham tanto o Estado quanto as organizações da sociedade civil e os voluntários, que têm a oportunidade de contribuir para a sociedade”, resumiu o secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, ao participar de uma ação promovida para comemorar o aniversário do projeto, no hall de entrada do prédio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Batizada de Troca Verde, a atividade desenvolvida em parceria com o projeto Laços Ambientais viabilizou a distribuição de mudas de plantas para todos os servidores cadastrados na plataforma www.estadovoluntario.ba.gov.br. Como resultado, ao longo do dia, cerca de 200 novos voluntários se inscreveram para colaborar com o projeto, incluindo o próprio secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, que fez questão de visitar o espaço e levar a sua muda de planta. “Eu acredito que este projeto é um verdadeiro presente, porque ele significa que aqueles que desenvolvem projetos sociais no Estado não estão sozinhos: temos mais de 29 mil pessoas dizendo que podem ajudar e eles podem ser encontrados na nossa plataforma”, festeja a coordenadora do Bahia. Estado Voluntário, Kátia Camillo.
Voluntária do programa há quatro anos, a engenheira de produção Penélope Beirão acredita que a maior motivação para o engajamento em ações solidárias é a empatia pelo ser humano. “Utilizar as habilidades que eu tenho para ajudar a comunidade é algo que me faz muito bem, que gera bem-estar, e quando você tem este princípio, esta visão, a doação se torna muito natural”, diz Penélope, que atua como voluntária nos projetos Laços Ambientais, de Horto Alexandre Leal Costa e Violinha Boa, uma escola de música para crianças do bairro do Pau Miúdo, em Salvador.
Comitê Gestor – Iniciativa da Saeb, o programa Bahia. Estado Voluntário, conta ainda com um comitê gestor formado também por representantes das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Turismo (Setur), Educação (SEC), Saúde (Sesab), Trabalho, Emprego e Renda e Esportes (Setre), Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Políticas para as Mulheres (SPM) e Administração Penitenciária e da Ressocialização (Seap).
“Nosso empenho tem sido o de acompanhar e divulgar as ações governamentais que compõem o Programa, além de estimular os órgãos e entidades da Administração Pública do Poder Executivo Estadual a promoverem o voluntariado e incentivarem seus servidores e empregados à participação”, explica a presidente do Comitê Gestor, Elba Andrade, da Saeb.
Fonte: Ascom/Saeb