IPJ reforça compromisso com transparência em audiência pública sobre relatório atuarial

Instituto de Previdência de Juazeiro – IPJ

Instituto de Previdência de Juazeiro – IPJ

“Nós, aposentados, servidores públicos do município, temos uma grande preocupação com a saúde financeira e o futuro do IPJ. Eu quero parabenizar e agradecer ao presidente desta casa e ao diretor-presidente do IPJ, doutor Davi Stallone, por dar a oportunidade aos servidores e a Juazeiro de conhecer a realidade do IPJ, algo que nunca nos tinha sido concedido até o dia de hoje”.

A declaração da professora Maeth Soares, presidente da Associação dos Trabalhadores da Educação Pensionistas, Aposentados e Ativos de Juazeiro (ATEPAAJ), sintetizou o sentimento dos participantes da audiência pública realizada nesta quinta-feira (25) pelo Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ). O encontro reuniu servidores ativos, aposentados, representantes de sindicatos, associações e a sociedade civil para a apresentação do relatório atuarial referente ao cálculo de dezembro de 2024. O objetivo foi reforçar o compromisso da autarquia com a transparência e abrir espaço para o diálogo democrático sobre o futuro da previdência municipal.

Um relatório atuarial é um estudo técnico que analisa dados financeiros para estimar os compromissos previdenciários de uma entidade. A partir dele, são observados os recursos e receitas necessários para garantir os benefícios prometidos e assegurar a sustentabilidade financeira do plano ao longo dos anos. Além da apresentação dos resultados, a audiência também discutiu a vida funcional e previdenciária dos servidores municipais, os mecanismos de compensação financeira entre regimes, a urgência da realização de um censo previdenciário e a necessidade de um novo plano de equacionamento.

O diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone, ressaltou o entusiasmo em conduzir esse diálogo com a sociedade. “Eu sou entusiasta do debate do IPJ. A vontade de encontrar soluções é algo que toma o nosso coração. E observar todos esses servidores nesta casa, que é do povo, para debater temas tão importantes para Juazeiro, me deixa muito satisfeito e eu agradeço a contribuição dada por todos. Eu anotei aqui muita coisa bacana que vai nos ajudar a melhorar o serviço do IPJ. E nós estamos de portas abertas para ouvir as contribuições, tanto junto à diretoria, como também no conjunto do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo”, afirmou.

Durante a audiência, o diretor jurídico da APLB, professor Antônio Carlos, chamou atenção para a questão delicada do déficit atuarial. “Nós estamos preocupados com o déficit atual que a prefeitura e o contribuinte terão que resolver em 35 anos. Por enquanto, a gente não tem déficit financeiro, porque o que arrecadamos e o resultado das aplicações dão para pagar, mas não sabemos como irá ficar no futuro se não forem criadas alternativas. Eu parabenizo o nosso companheiro Davi Stallone pela iniciativa da audiência pública para discutir com a sociedade esse problema. Foi um momento muito bom, muito participativo, todos tiveram vez e voz”, ressaltou.

A audiência foi marcada pela participação ativa dos presentes, que expuseram preocupações, sugestões e perspectivas para garantir o equilíbrio e a sustentabilidade do Instituto de Previdência de Juazeiro.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima