
Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade
Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade
“Nunca é tarde para aprender, participar, conviver. Tudo isso faz bem para a gente, é por isso que vale a pena lutar.” A fala comovente da senhora Maria Socorro, de 67 anos, moradora do Lar Cantinho do Amor, marcou a tarde desta quinta-feira (25), quando a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES, lançou oficialmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV no abrigo. Ação conta com a parceria com o CRAS Quidé, além do programa Juazeiro Sem Fome na entrega da Kits alimentares para a instituição.
A ação faz parte do encerramento das atividades do Setembro Lilás, mês de conscientização sobre o Alzheimer e outras demências, mas também marca um novo começo para os idosos que vivem no Cantinho do Amor. A partir de 3 de outubro, o espaço receberá semanalmente, sempre às sextas-feiras, uma equipe do CRAS Quidé para realização de atividades do SCFV, incluindo momentos de socialização, estimulação da memória, lazer, cultura, afeto e escuta.
A coordenadora do CRAS Quidé, Vânia Justino, celebrou o início dessa nova etapa com entusiasmo. “Essa é uma novidade maravilhosa! Estaremos aqui com o nosso grupo de convivência, oferecendo aos idosos do Cantinho do Amor o mesmo cuidado que já acontece no CRAS, todas as quintas. Fica o convite para que todos os idosos do nosso território participem também, porque nunca é tarde para viver momentos de alegria e cuidado”.
A tarde contou com uma roda de conversa sobre o Alzheimer e os sinais de alerta, conduzida pela fisioterapeuta Paloma Teles, especialista em Gerontologia. “Durante o evento, expliquei o que é o Alzheimer, como prevenir e retardar seu avanço. Fizemos atividades para estimular a memória dos idosos, com perguntas sobre o cotidiano, artistas, frutas, cores, e até uma dinâmica musical para resgatar lembranças afetivas. É uma forma leve, mas profunda, de cuidar da saúde cognitiva deles”, destacou.
O gestor do Lar Cantinho do Amor, Diogo Farias, reforçou a importância da parceria. “Hoje é um dia muito especial. Essa união com a Prefeitura de Juazeiro, através da SEDES e do CRAS, mostra que é possível promover saúde, lazer, terapia e acolhimento com muito amor”.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O SCFV é uma política pública que atua na prevenção de situações de vulnerabilidade social, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e valorizando a história e o papel social da pessoa idosa. A partir de agora, dois grupos serão atendidos pelo CRAS Quidé: um na sede, às quintas-feiras, e outro no Cantinho do Amor, às sextas.