
Desenvolvido pela Prefeitura de Alagoinhas, o projeto “Ouvindo o silêncio dos homens na encruzilhada entre a justiça e a saúde” foi reconhecido pelo Governo Federal entre os três mais bem-sucedido do país, durante a 1ª Mostra de Práticas Bem-Sucedidas da Gestão e da Assistência à Saúde dos Homens no SUS. O evento foi promovido na última quarta-feira, 24, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília. Alagoinhas foi a única cidade do Nordeste brasileiro a receber a honraria.
O prefeito Gustavo Carmo vibrou com mais esta conquista para o município. “Este reconhecimento nacional atesta o compromisso da nossa gestão com a saúde integral de cada cidadão de Alagoinhas. Mostramos, mais uma vez, que quando a gestão pública, os profissionais de saúde e a nossa comunidade se unem em prol de um objetivo comum, somos capazes de fazer a diferença e inspirar novas e melhores práticas. Agradeço a todas as pessoas que participam deste projeto, e reitero que continuaremos trabalhando incansavelmente para que Alagoinhas seja sempre um exemplo de gestão pública, inovação e cuidado com a saúde de todos”, comenta.
“A menção honrosa reforça a importância de darmos visibilidade a experiências inovadoras que dialogam com os homens em seus contextos de vida, enfrentando desafios sociais e de saúde, e ampliando as possibilidades de cuidado em rede. É também um convite para seguirmos construindo caminhos de escuta, acolhimento e transformação”, afirma o secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira.
“Este reconhecimento reafirma o empenho dos gestores e profissionais do município, na consolidação de práticas inovadoras, humanizadas e efetivas, voltadas à melhoria da atenção à saúde dos homens, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). É mais uma confirmação do compromisso coletivo da gestão com a promoção da saúde integral da população masculina e o enfrentamento da violência contra mulheres”, avalia Itamar Carneiro, psicólogo responsável pelo serviço em Alagoinhas.
A iniciativa
Realizado em parceria com a 2ª Vara Criminal e de Violência Doméstica e a Faculdade Santíssimo Sacramento, o projeto “Ouvindo o silêncio dos homens na encruzilhada entre a justiça e a saúde” oferece serviço de atendimento aos homens autores de violência. A ação é considerada importante no enfrentamento à violência de gênero e está articulada às medidas protetivas de urgência previstas pela Lei Maria da Penha.
Os atendimentos ocorrem por encaminhamento judicial, e fazem parte das ações determinadas pelo juízo como condição para a concessão ou manutenção das medidas protetivas. O objetivo é conscientizar e oferecer acompanhamento psicológico e psicossocial a homens que praticaram violência doméstica, numa estratégia de responsabilização e mudança de comportamentos.
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas