
Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade
Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade
“Foi com certeza muito bom porque consegui fazer a atualização do Cadastro Único. No final de semana é mais acessível”, destacou Clenilson Oliveira, morador do pré-assentamento Terra Nossa, durante a ação do CadÚnico, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes, neste sábado (27).
A iniciativa levou serviços de cidadania para a população em dois pontos simultâneos: na sede do CadÚnico, localizada na Rua do Paraíso, com cerca de 200 atendimentos, e na Escola Professora Maria Júlia Tanury, no Residencial Doutor Humberto, com aproximadamente 150 atendimentos. Ao todo, mais de 350 pessoas foram contempladas com serviços de inscrição de novos beneficiários; atualização cadastral; emissão e consulta do Número de Identificação Social/NIS e orientações sobre programas sociais vinculados ao CadÚnico, além de outros atendimentos.
Para Daniela Torres, moradora do Residencial Doutor Humberto, o atendimento fez toda a diferença para quem precisa se deslocar até o centro da cidade. “Gostei da ação de hoje aqui no Dr. Humberto, foi muito organizado e rápido. E tenho a agradecer à equipe do CadÚnico, porque que foi um excelente atendimento. Ter esse serviço aqui foi maravilhoso, principalmente porque facilita muito para quem tem dificuldade de deslocamento”.
O CadÚnico é a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada/BPC, Tarifa Social de Energia, Auxílio Gás, ID Jovem e Carteira do Idoso, entre outros. Para ser atendido, os moradores devem comparecer com documentos pessoais de todos os integrantes da família, como RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e carteira de trabalho, se houver.
O secretário da Sedes, Igor Luíz, reforça que as ações aos fins de semana são estratégicas para facilitar o acesso de famílias que trabalham durante a semana, garantindo que ninguém fique sem atendimento.
“Nosso objetivo é levar os serviços de cidadania até as pessoas, principalmente para quem encontra dificuldade de deslocamento durante a semana. Queremos que todos tenham acesso aos direitos sociais, sem precisar se preocupar com horários ou deslocamentos longos. Essas ações são a prova do compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a inclusão e o bem-estar da população”, destacou.