
Feira de Santana perdeu, por volta das 6 horas desta terça-feira (30), um grande ativista cultural — percussionista, capoeirista e artesão também: Nilton Rasta. Sua morte repercutiu na Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta manhã, quando foi prestado um minuto de silêncio para homenageá-lo.
Lamentaram a sua morte os vereadores Marcos Lima (União Brasil), Luiz da Feira (PP), Ismael Bastos (PL) e Lulinha da Gente (União Brasil), que falaram sobre a importância de Nilton Rasta para o Município e a repercussão do seu trabalho pelo Estado. “Muito triste saber da sua morte aos 63 anos de idade. Novo, tendo ainda um grande caminho pela frente. Que a família receba os nossos sentimentos e que Deus dê força para todos eles”, afirma Marcos Lima, presidente da Casa Legislativa.
Jurandy Carvalho (PSDB) disse que o conhecia há mais de 30 anos e convivia muito devido às festividades do Arraiá do Comércio e outras que acontecem no Mercado de Arte Popular (MAP). “Coincidentemente Nilton morava em frente à casa de uma tia minha, então eu tinha muito contato com ele. Já estive no velório hoje pela manhã e prestei minhas condolências à família”, declarou.
José Ivanito de Jesus Portela, conhecido como Nilton Rasta, estava internado há 12 dias no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), tratando complicações de um câncer de próstata diagnóstico em 2024. Natural de Feira de Santana, ele nasceu em 30 de julho de 1962. Durante mais de três décadas, construiu uma trajetória no MAP, localizado no centro da cidade, onde manteve um box de instrumentos musicais por 34 anos.
EUA: MORREU, AOS 101 ANOS, LÍDER DA IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS
Também foi registrado um minuto de silêncio, pelo presidente da Casa, Marcos Lima, quanto à morte, aos 101 anos, do Profeta da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja Mórmon), Russell Marion Nelson, que faleceu no último sábado (27) nos Estados Unidos. Ele era um líder religioso cristão e cirurgião cardíaco, responsável pela primeira cirurgia de peito aberto realizada em Utah, Estados Unidos , em 1955.
Russell Marion Nelson foi o presidente mais velho da história da igreja. Se tornou, aos 93 anos, o 17º presidente da igreja mórmon, em janeiro de 2018, após a morte de Thomas Monson. Não foi especificada a causa da morte.
Foto: G1 Bahia
Fonte: Câmara de Feira de Santana




