
Uma suposta desativação do Modelo Cívico-Militar na Escola Municipal 15 de Novembro, localizada no distrito de Jaíba, está preocupando o vereador Ismael Bastos (PL). Ele disse na Câmara ter recebido informações acerca do assunto e decidiu questionar o Governo Municipal, através de requerimento aprovado no Legislativo, se procedem as queixas.
O parlamentar busca através do documento saber o que há, de fato, sobre a possível desativação do modelo, para poder prestar esclarecimentos aos pais dos estudantes que o procuraram e relataram o problema: “Preciso saber da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) se há a confirmação oficial, visto que, manter o sistema é um compromisso assumido pela gestão municipal”.
Ismael Bastos lembrou, em seu requerimento, que houve o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-
Militares pelo Governo Federal, em julho de 2023. Na ocasião, segundo o vereador, o prefeito José Ronaldo e o atual secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, em reunião com a comunidade, antes do início das aulas letivas, informaram que a escola permaneceria no modelo cívico-militar por via municipal.
“Portanto, é necessário manter este compromisso. Também quero que sejam apresentados os motivos de uma eventual desativação e, em caso de confirmação, quais são os planos da Prefeitura, através da SEDUC, para a retomada do modelo cívico-militar nesta escola”.
O edil também quer saber quais são os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da unidade desde a implantação do modelo cívico-militar, bem como a média do índice municipal em cada período. O objetivo é comparar e avaliar o desempenho dos estudantes.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




