
Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC
Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC
Entre os dias 22 e 25 de outubro, a Orla Nova de Juazeiro será tomada pela música, poesia e encontros artísticos no Espaço Canções do Rio, um dos palcos mais vibrantes da programação do Festival Juá Literária 2025. A proposta é reunir grandes nomes da cena cultural brasileira em apresentações que dialogam com a literatura, a música e a força da arte produzida no Nordeste e no Brasil.
A programação do festival começa logo pela manhã do dia 22 de outubro, em diversos espaços espalhados pela cidade, com atividades literárias, apresentações artísticas e ações voltadas ao público de todas as idades. Já a abertura simbólica acontece à noite, no Espaço Canções do Rio, a partir das 17h, com a Feira de Economia Solidária e, às 18h30, com o Cortejo pelo Caminho da Leitura, que distribuirá livros ao longo do percurso até a Arena do Centro de Cultura João Gilberto.
Nos dias seguintes, o público vai poder conferir uma seleção especial de shows e performances. No dia 23, a noite começa às 19h com apresentações dos Projetos Estruturantes, seguida do espetáculo Giramundo, com Jackson Costa, e do show Poética da Terra em Crise, com Letícia Sabatella e Juliano Holanda. À noite segue com Gean Ramos Pankararu, trazendo ancestralidade e cultura indígena para o palco.
No dia 24, o espaço será marcado por apresentações que cruzam ritmos e identidades: Camila Yasmine, Ana Mametto, o Quinteto Sanfônico do Brasil com participação especial de Mariana Aydar, e o encontro de Nilton Freitas e Cláudio Barris prometem uma noite inesquecível.
O encerramento da programação acontece no dia 25, reunindo shows de Afoxé Filhos de Zaze, a atriz Mayana Neiva em um momento especial, o tradicional Encontro de Cantadores e, fechando com chave de ouro, o show de Arnaldo Antunes, apresentando seu novo álbum Novo Mundo, que marca sua volta à sonoridade dançante.
Mais do que um espaço de shows, o Canções do Rio celebra a arte como ponte entre palavra e som, tradição e contemporaneidade, reafirmando a proposta do Juá Literária de ser um rio de encontros, ideias e expressões.
Com curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, o Festival Juá Literária é a culminância do programa municipal que integra educação, cultura e arte, celebrando a leitura e os diversos modos de narrar o mundo.




