Juá Literária: Tenda das Palavras celebra o encontro entre literatura, música e cinema em Juazeiro

Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC

Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC

Com a aproximação do Festival Juá Literária, em Juazeiro (BA), a expectativa aumenta para apreciação dos diversos espaços e atrações que irão integrar o evento.

Entre os dias 22 e 25 de outubro, a Tenda das Palavras, instalada no Espaço das Editoras, receberá uma programação diversificada que reunirá autores, artistas e educadores em torno de debates sobre literatura, arte, música e cinema.

A abertura acontece no dia 22 de outubro, com apresentações das escolas do município, seguida da mesa “Festas e Feiras Literárias”, com Ester Figueiredo, Sandro Magalhães e Fabiano Piúba. Em seguida, haverá a apresentação dos Projetos Estruturantes. À tarde, a programação recomeça com mais uma abertura cultural das escolas e a mesa “Escritas e Olhares da História Real”, com Itamar Vieira Junior e mediação de Antonio Veronaldo. Logo depois, a mesa “Literatura na Educação Antirracista” trará Kalypsa Brito e Marcos Cajé, encerrando o dia com a apresentação do Coletivo A Voz de Uma Mulher.

No dia 23 de outubro, a programação inicia com os Projetos da Educação (Estado e Município) e segue com a mesa “Entre Leituras e Brincadeiras na Literatura Infantojuvenil”, com Socorro Lacerda e Mari Bígio. Em seguida, Maciel Melo e Jessier Quirino dividem a mesa “Histórias, Poesias e Canções”. À tarde, após nova abertura cultural, o público acompanha a mesa “Cinema e Literatura pelas Cidades de Deus”, com Letícia Sabatella e Paulo Lins, sob mediação de Jackson Costa. O dia encerra com o diálogo “Cultura e Juventude”, com Targino Gondim e Érica Dayane, e apresentação de Joyce Guirra. “Quero prestigiar toda a programação, que é riquíssima”, afirmou Socorro, destacando ainda a importância do festival como política pública de leitura.

Já no dia 24, a Tenda das Palavras abre espaço para o diálogo entre literatura e música com a mesa “Papo de Música”, que reúne Russo Passapusso e Ana Mametto, mediada por Emanuel Andrade. Em seguida, acontece “Vozes Potentes”, com Luna Vitrolira e Calila das Mercês, e, no turno da tarde, a aguardada mesa “Telas do Vale – Cinema e Literatura”, com Chico Egidio, Alex Moreira e Wllyssys Wolfgang. O público também poderá acompanhar o debate “Literatura Poética Originária”, com Gean Ramos Pankararu e Antonio Marinho, e o Bate-Papo Musicado com Juliano Holanda e Joana Terra.

Encerrando a programação, no dia 25 de outubro, a tenda abre novamente com os projetos da educação e apresenta a mesa “O Rio da Nossa História”, com Odomaria Bandeira, Coelhão e Josemar Pinzoh. À tarde, o destaque será a mesa “Palavras, Poesias e Pensamentos”, que reúne Xico Sá, Cida Pedrosa e Sidney Rocha, com mediação de Fabiano Piúba. Na sequência, a mesa “O Reverbo de Outras Vozes” contará com Camila Yasmine, Luiza Brito, Fatel e PC Silva, que também encerram o dia com uma apresentação especial.

Com curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, o Festival Juá Literária é a culminância do programa municipal que integra educação, cultura e arte, celebrando a leitura e os diversos modos de narrar o mundo.

Mais informações no instagram @jua.literaria

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima