
Três escolas da Rede Municipal, localizadas na zona rural, estão necessitando de reforma. Através de requerimentos, que vão ser votados em plenário, o vereador Jurandy Carvalho (PSDB) quer sensibilizar o prefeito José Ronaldo a promover as melhorias. Ele falou na sessão desta quinta-feira (23) sobre o assunto. Uma das unidades mencionadas pelo vereador é a Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo, que necessita de uma reforma para ampliação da unidade.
Igualmente precisando de reforma, o parlamentar citou a Escola Municipal Armando Ramos Moraes, situada na comunidade de Galhardo, no mesmo distrito. Ainda no distrito antigamente conhecido como João Durval Carneiro, Jurandy Carvalho propõe a construção de um estabelecimento de ensino para o KM 7, visando “atender à necessidade das crianças daquela comunidade”. Ele também pediu, ao chefe do Executivo, “atenção para a Escola Edivaldo Machado Boaventura”, na comunidade de Santa Rosa, no distrito de Maria Quitéria.
EDUCAÇÃO É PRIORIDADE
Em seu discurso na Tribuna do Legislativo, nesta manhã, Jurandy fez comentários sobre a atuação do secretário de Educação, Pablo Roberto: “desde que assumiu a pasta, é sabido por todos, que (ele) tem se esforçado e buscado melhorar o Índice da Educação Básica (IDEB) em nosso Município”.
O vereador observou que, ao assumir o cargo, Pablo Roberto encontrou a pasta faltando diversos itens nas escolas, a exemplo de cadeiras e mesas, além da carência de professores em sala de aula. Acredita que o secretário “chegou para ajustar essas coisas e sei que vai fazer muito mais”. Agora mesmo, assinalou, “vai chamar professores aprovados no último concurso da Secretaria, e também realizar um REDA (Regime Especial de Direito Administrativo), para solucionar a falta desses profissionais”.
Lembrou também que, no mês passado, foi firmado na cidade o “Pacto Feira pela Alfabetização”. Trata-se de um movimento coletivo que une escolas, sociedade civil e lideranças locais em prol da garantia de que todas as crianças de Feira de Santana estejam alfabetizadas na idade certa. “Sabemos que a educação é um dever do município, mas a população precisa ajudar”, conclamou o vereador.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




