O projeto TranquilaMente recebeu menção honrosa, na última terça-feira, dia 28, no Prêmio Boas Práticas do Serviço Público 2025, promovido pelo Governo do Estado da Bahia. O programa do Ministério Público da Bahia conquistou o sexto lugar entre os quase duzentos projetos inscritos.
Voltado à promoção da saúde mental de membros, servidores e da sociedade, o TranquilaMente foi idealizado pela servidora Aline D’Eça e passou integrar as iniciativas da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. “O sucesso do TranquilaMente está em falar de saúde mental de forma simples, cuidadosa e científica. Nosso objetivo é promover informação acessível, que incentive o autocuidado, independentemente da área de atuação ou escolaridade”, ressaltou Aline.
A coordenadora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, Larissa Dantas, relembrou o desenvolvimento e o impacto que o programa tem gerado ao tratar da saúde mental. “O programa surgiu de uma sugestão em divulgar ‘pílulas’ com mensagens para ajudar na readaptação ao trabalho após a pandemia em 2021. Como não era possível enviar arquivos de áudio por e-mail, foi sugerido usar a estrutura da Rádio MP da Bahia em formato de entrevistas semanais”, afirmou Dantas.
Em quatro anos de existência, o programa já produziu 204 edições inéditas, com 101 entrevistados e abordagens sobre temas como autocuidado, segurança emocional, saúde no trabalho e prevenção ao suicídio. O alcance do projeto ultrapassou as fronteiras do MP baiano, sendo retransmitido por instituições como o INSS e os Ministérios Públicos de Minas Gerais, Goiás e Amazonas. O MP de Rondônia e a Secretaria de Administração do Estado também demonstraram interesse em reproduzir o conteúdo.
Além de Larissa Dantas e Aline D’Eça, estiveram presentes na solenidade de premiação, a Corregedoria Administrativa do MPBA, pelo promotor de Justiça Roberto Gomes, o superintendente de Gestão Administrativa (SGA) André Ribeiro e a jornalista da rádio do MPBA, Aline Costa.
*Estagiária de Jornalismo sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)




