
“Hoje, venho a esta tribuna tomado por uma emoção profunda, pois não é apenas um dia de reconhecimento, mas sim uma data repleta por um sentimento de gratidão, compromisso e, sobretudo, de honra”. Assim discursou, inicialmente, o mais novo cidadão feirense Cristiano Garcia Guedes, Tenente Coronel e comandante do 35° Batalhão de Infantaria. A sessão solene que concedeu a honraria na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (30), foi proposta pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), após aprovação de requerimento de sua autoria na Casa Legislativa por seus pares.
Para o homenageado, receber o Título de Cidadão Feirense “é uma das maiores honras que poderia almejar — pois significa ser oficialmente acolhido por esta terra generosa e vibrante, que aprendi a amar ao longo do tempo de convivência e de trabalho”. Acrescentou que ser chamado de “feirense” é muito mais do que um gesto simbólico; “é um laço afetivo e permanente que se constrói com o tempo, convívio, respeito às tradições, à cultura e, sobretudo, às pessoas desta cidade”, acredita.
Feira de Santana é uma terra que ensina o valor do trabalho, da fé e da solidariedade, assegurou Cristiano Guedes. “É uma cidade que pulsa com a força do seu povo, com a energia de quem não desiste diante dos desafios, e que se orgulha de sua própria história”, afirmou, seguindo seu discurso cantarolando um trecho do Hino à Feira que diz “Salve, ó terra, formosa e bendita, paraíso com o nome de Feira (…)”.
Para ele, esse verso “ecoa em mim hoje, ao pensar que esta cidade me acolheu como seu filho”. E disse que antes de qualquer palavra de agradecimento, eleva os seus pensamentos a Deus, fonte de toda sabedoria e força, pois “foi Ele quem me conduziu em cada decisão, me deu serenidade nos momentos de dúvida e coragem nos momentos de prova. A Ele, toda honra e toda glória”.
Também rendeu graças pela família que Deus lhe concedeu – esposa e filhos, Gabriel e Beatriz, “este alicerce firme que sustenta todas as minhas jornadas”, e aos seus pais, que lhe ensinaram os valores que carrega até hoje: respeito, a honestidade, humildade e amor ao próximo. “A vida militar exige sacrifícios não apenas do soldado, mas também da família. E vocês sempre estiveram ao meu lado, com amor, compreensão e fé. Este título, que hoje recebo com tanta alegria, também é de vocês”, declarou.
E pediu licença para dedicar um agradecimento especial à família “Sentinela do Sertão” — o conjunto de homens e mulheres que dão vida, alma e propósito “ao nosso querido 35º BI”. Segundo suas palavras, “são militares dedicados, disciplinados e comprometidos, que vestem a farda com orgulho e servem ao povo de Feira de Santana com lealdade e honra. Nada do que foi conquistado nesses anos teria sido possível sem o empenho, a competência e o espírito de equipe de cada um de vocês”, afirmou.
Garantiu Cristiano Guedes que, nestes quase dois anos em que teve a honra e a responsabilidade de comandar o 35º BI, “vivemos intensamente o compromisso de servir com excelência”. Foram meses de muito trabalho, longas jornadas e inúmeros desafios, “mas também de conquistas que enchem os nossos corações de orgulho”.
Houve o propósito, de acordo com o homenageado, neste tempo citado, de demonstrar que o Exército é, acima de tudo, uma instituição de cidadãos a serviço da Pátria — e que a missão vai muito além dos muros do quartel. “E, por isso, ao olhar para vocês, me vem à mente trechos da canção do nosso Batalhão: “ Tropa forte que cumpre as missões …com denodo varonil” e o soldado nada teme em sua frente”, cantarolou, mais uma vez.
RELAÇÃO COM O 35° BI E OS AMIGOS PARA ALÉM DOS MUROS DO QUARTEL
Para Pedro Américo, que concedeu a honraria, o título é mais do que merecido. “Recebemos, nesta noite especial, o nosso mais novo conterrâneo; esse amigo que tem dado uma valorosa contribuição para a nossa cidade”, disse. O parlamentar ressaltou o trabalho desenvolvido pelo homenageado, e agradeceu a “importante relação com o Exército Brasileiro e com o 35° Batalhão de Infantaria, que lhes dão muitos amigos”.
Destacou que algumas pessoas cumprem a sua missão de forma protocolar, contudo o mais novo cidadão feirense, Cristiano Guedes, “fez um movimento fortíssimo para fora do quartel, criando relações, buscando integração e uma relação direta com a comunidade”. Para além disso, assinalou, fortaleceu as ações sociais “fazendo com que aquela mão amiga, que de fato o Exército tem, pudesse estar mais presente”.
MESA DE HONRA
Compuseram a Mesa de Honra desta noite o autor da homenagem e presidente da sessão solene, Pedro Américo; Camila Bezerra Barbosa Guedes, esposa do homenageado; o Subcomandante do 35º Batalhão de Infantaria, Major Daniel Gonçalves Almeida Lima, representando todos os integrantes do 35° BI na sessão; o Secretário Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Coronel Luziel Andrade de Oliveira, que representou o prefeito José Ronaldo na ocasião; o Tenente Coronel da Polícia Militar, Ivan Antônio, subcomandante do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), que representou o Coronel Michel Müller, e o comandante do CPRL, Coronel Jadson Ferreira de Almeida.
Vale ressaltar que a execução do Hino Nacional Brasileiro foi interpretado pela Banda de Música do 35º Batalhão de Infantaria. Diversas autoridades estiveram presentes na Câmara, a exemplo de representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Guarda Municipal, do 25° Comando da Polícia Militar, de outras forças armadas que atuam em Feira de Santana, da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e, também, do Sindicomércio.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




