
A ausência de calçadas no entorno da sede da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), no trecho do Anel de Contorno próximo ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), expõe os pedestres a riscos diários. A reclamação é do vereador Jurandy Carvalho (PL), que, na sessão desta terça (18), pediu a instalação urgente de passeios no local.
O parlamentar afirmou que o problema atinge estudantes, trabalhadores e pacientes que circulam pelo trecho marginal da avenida Eduardo Fróes da Motta, entre a Cerb e o HGCA, onde não há acostamento nem área segura para circulação de pessoas. Neste sentido, cobrou providências dos órgãos responsáveis: “A Cerb ocupa uma área enorme e precisa requalificar as laterais para garantir calçadas dignas”, afirmou.
O vereador Professor Ivamberg (PT) acrescentou que a situação persiste sem solução há anos, devido à falta de consenso entre a Cerb e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que gerenciam o trecho. Ele informou já ter encaminhado indicação à Prefeitura Municipal, solicitando a construção das calçadas, mas reconheceu que o município não pode executar a obra sem autorização dos órgãos competentes.
O problema também foi reforçado por Edvaldo Lima (União), que afirmou ter visitado o local acompanhado de equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e levado a demanda ao prefeito José Ronaldo (União). Segundo ele, a construção de calçadas na região está incluída no projeto recém-divulgado pela Prefeitura para melhorar o fluxo de veículos e a mobilidade no entorno da avenida Eduardo Fróes da Motta, no trecho do viaduto próximo à Cerb.
Fonte: Câmara de Feira de Santana



