
“Reconhecemos hoje o Dr. André Rocha Gonçalves como um verdadeiro filho de Feira, alguém que honra esta terra não apenas pelo que conquistou, mas pela diferença concreta que faz na vida das pessoas”. A afirmação é do vereador José Carneiro (União Brasil), proponente de uma sessão solene que aconteceu na noite desta terça-feira (18), na Câmara Municipal, para conceder a Comenda Maria Quitéria ao policial federal citado.
Conforme José Carneiro, Dr. André Rocha Gonçalves atua diariamente no combate ao crime organizado, ao trabalho escravo, aos crimes ambientais e, especialmente, na repressão à violência sexual contra crianças e adolescentes, considerada, pelo parlamentar, “um dos maiores desafios da nossa sociedade”.
Ainda, o vereador salienta que o policial federal homenageado tem algo que não se pode ignorar: “sua grandeza está justamente naquilo que poucos veem. Seu trabalho se constrói nos bastidores da segurança pública, nas madrugadas em que a cidade dorme, nos momentos em que a coragem precisa ser maior que o medo”, disse, como forma de fazer jus à maior honraria concedida pela Casa Legislativa.
Assinalou também que, após nascer em Salvador, mas ser acolhido pela Princesa do Sertão quando ainda era um bebê, ele voltou definitivamente ao Município em 2023, integrando a equipe do Posto Avançado da Polícia Federal em Feira de Santana.
A GUERRA ÍNTIMA QUE NINGUÉM VÊ
Dr. André Rocha Gonçalves, em seu discurso, citou trechos da Bíblia — Salmo 18 e Romanos 8 — para se referir à Comenda que recebeu, especialmente ao vereador José Carneiro, sobre quem teceu palavras de agradecimento devido à sua trajetória política.
“No ofício policial, sob a espinha, existe um território delicado, uma guerra íntima que ninguém vê. A vida policial se desenrola entre extremos: a exigência de proteger, o medo legítimo, a pressão para não errar, a necessidade de ser o apoio para a família e uma resposta para a sociedade. É um jogo permanente de expectativas que pesa sobre o corpo e sobre o espírito”, relatou.
E complementou: “as estatísticas mostram, com crueldade, o que já sabemos: muitos não são vencidos por confrontos nas ruas, mas pelas batalhas silenciosas dentro de si. É um fio estreito que se percorre entre servir e sobreviver; entre ser forte por fora e não desmoronar por dentro. E ainda assim o policial segue, caminha entre feridas invisíveis e esperanças discretas, guardando, dentro de si, um resto de claridade que o tempo ainda não conseguiu lhe roubar. Você tem que manter a cabeça erguida”.
SOBRE O HOMENAGEADO
Dr. André Rocha Gonçalves formou-se em Direito em 2003 e deu seus primeiros passos na advocacia. Contudo, pouco tempo depois, “alcançou um dos cargos mais exigentes e honrosos do país: foi aprovado para Agente e Delegado da Polícia Federal”, conta José Carneiro. Em 2007, foi empossado como delegado federal e, em 2009, voltou à Bahia, após percorrer diversos estados.
MESA DE HONRA
Além do vereador José Carneiro, proponente da sessão, e do homenageado, compuseram a Mesa de Honra a senhora Vânia Maria Amarante Gonçalves, esposa de André Gonçalves; o secretário municipal de Governo, Neto Bahia, representando, na ocasião, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o Procurador-Geral do Município, Guga Leal; o juiz de Direito, Dr. Nunisvaldo dos Santos; e o delegado da Polícia Federal e delegado regional de Polícia Judiciária, Dr. Rodrigo Mota Andrade.
Os vereadores Lulinha da Gente (União Brasil), Jorge Oliveira (PRD) e Zé Curuca (União Brasil) também estiveram presentes na sessão solene desta noite.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




