
A programação cultural gratuita em alusão ao Dia da Consciência Negra do Centro de Convenções, localizado no bairro São João, começa nesta sexta-feira (21) e segue até 30. As atividades, que integram o calendário do Novembro Negro, foram divulgadas pelo vereador Professor Ivamberg (PT), durante a sessão da Câmara Municipal desta quarta (19). Ele destacou a importância da iniciativa para o resgate da ancestralidade e o reconhecimento da força e resistência da população negra.
Segundo o parlamentar, a programação é promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A agenda reúne espetáculos, shows e manifestações artísticas que evidenciam a diversidade cultural e a produção artística de matriz africana.
Às 19h do dia 21, o espetáculo “Koanza: Simbora, Negona” abre o evento com uma jornada afrofuturista que mistura humor, crítica e ancestralidade. No dia 22, também às 19h, a programação “Samba de Fêra” apresenta Belito, Jô Chagas e Unidos pelo Samba, além dos estandes do Mostraê, iniciativa que reúne mulheres empreendedoras autônomas na comercialização de produtos variados.
No dia 23, a programação “Rap dos Bairros” começa às 16h, promovendo um encontro de vozes, ritmos e estéticas das periferias da cidade. Já em 29 de novembro, às 19h, “A Cor do Jazz” traz Santinni e Trio + convidados ao palco. Por fim, no dia 30, também às 19h, o evento se encerra com a peça “Erê”, do Bando de Teatro Olodum, um manifesto cênico contra o racismo e em defesa da vida das crianças negras.
Foto: Matheus Landim/GOVBA
Fonte: Câmara de Feira de Santana
