Celebração do Dia da Consciência Negra reforça importância e necessidade de políticas de reparação

Um dos mais importantes feriados instituídos no Brasil, o 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, ajuda a reforçar a necessidade da implantação de políticas públicas de reparação, como as que foram adotadas no Brasil nos últimos anos, em algumas áreas sociais. A observação é do vereador Silvio Dias (PT), que abordou o assunto nesta quarta (19) durante pronunciamento na tribuna da Câmara. No entendimento dele, a data tem importância significativa para municípios como Feira de Santana, uma cidade de maioria de população negra. “Aqui também, muitas vezes vemos que os cidadãos não têm acesso às políticas de saúde e educação”, lembrou.

Além de proporcionar oportunidade de relembrar os quase 400 anos de escravidão e sofrimentos (físicos e psicológicos) contra o povo negro no Brasil, a celebração da Consciência Negra leva a refletir sobre as consequências do processo escravagista. Apesar de ter sido encerrado no final de 1800, pontuou Silvio Dias, acabou sendo substituído por um outro modelo. “A população negra deixou de ser tratada como propriedade, mas passou a viver no submundo da sociedade. Fugiram dos quilombos e foram colocados nas favelas”, afirmou.

Para o petista, apenas a partir do ano de 2003 a sociedade brasileira passa a experimentar uma mudança deste cenário, com a implantação de ações de reparação no âmbito do Governo Federal. Estabelecimento de cotas para grupos excluídos, ampliação do acesso a faculdades e a serviços de saúde são algumas medidas que ele considerou como positivas. Isto possibilitou, na opinião dele, que indivíduos negros cursem Medicina, por exemplo. “Mas, o racismo ainda existe em nossa sociedade. E falta consciência sobre a necessidade de ações de reparação”, assegurou.

De fato, concordou o vereador José Carneiro (União), o Brasil tem uma dívida muito grande com a comunidade negra, alvo de discriminação ao longo de anos. “Mas vejo que o país tem demonstrado, pelo menos, querer corrigir este erro com ações como as cotas e estabelecendo o feriado do dia 20”, avaliou.

 

Fotos: Fernando Frazão/ Agencia Brasil

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima