
Outorgar o Título de Cidadã Feirense a Suely Paulo de Lima, conceder a Comenda Maria Quitéria a Rosylene Oliveira Costa e a Medalha Zumbi dos Palmares a Maria de Lourdes Santana e a Edy Bonrhausen. Essas foram as honrarias entregues na noite desta quarta-feira (19), durante sessão solene na Câmara Municipal, que também homenageou o Dia da Consciência Negra, a ser celebrado amanhã, 20 de novembro.
As homenagens foram propostas pelo vereador Pedro Américo (Cidadania). Na Mesa de Honra, além dele, estiveram os quatro homenageados citados; os dois palestrantes da noite, Drª. Elen Alcântara e Denilson de Jesus; o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, representando o prefeito José Ronaldo; e Valdivan Nascimento, secretário municipal de Habitação.
TÍTULO DE CIDADÃ FEIRENSE
Para Suely Paulo de Lima, receber o Título de Cidadã Feirense é algo que lhe emociona e fortalece. “Agradeço ao vereador Pedro Américo por me conceder este título. Nasci em Salvador e fui registrada em um quilombo chamado Santiago do Iguape, raízes que carrego com orgulho. E integrar a família feirense, há 18 anos, é uma honra imensa. Dedico o meu trabalho, durante este período, à educação, à cultura e à comunidade desta cidade. Assumo o compromisso de continuar servindo e honrando Feira de Santana com muita gratidão”, disse.
COMENDA MARIA QUITÉRIA
Rosylene Oliveira Costa, por sua vez, a mais nova Comendadora do Município, disse-se grata a Deus, à sua família e ao vereador Pedro Américo pela honraria. “Agradeço também a Lourdes Santana, minha amiga e companheira de lutas, assim como Pedro. Hoje eu tenho ele (Pedro) como representante da luta pelas pessoas com deficiência”, afirmou.
Ela acrescentou: “Essa Comenda tem muito a ver com a situação em que nos encontramos, porque estar como presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, trabalhar com o social e os direitos humanos, é lutar o tempo inteiro. A gente luta todos os dias e em todos os momentos. Não tem um só dia em que os direitos dos meus amigos, pessoas com deficiência, não sejam violados.”
Rosylene Oliveira Costa frisou que nem falaria acerca da questão da igualdade racial, porque, para ela, “é algo fictício, já que também, a todo momento, é violado”. E espera que “seja possível obter várias vitórias através dessa Comenda”, salientou.
MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES
A Medalha Zumbi dos Palmares foi entregue a Maria de Lourdes Santana e a Edy Bonrhausen. Ambos falaram na tribuna da Casa Legislativa. Para o homenageado, consciência negra é uma junção de palavras fortes e impactantes. “Não só para mim e para Zumbi dos Palmares, que começou essa história, mas para nossa população. Falar de consciência negra não é só falar de uma data comemorativa, mas de luta e resistência”, ressaltou.
Para Edy Bonrhausen, porém, isso mostra que os direitos de fala, existência e de ser respeitado ainda são violados. “Deixo aqui o meu grito de insatisfação, que às vezes cobre até a alegria de estar recebendo essa honraria”, lamentou. Contudo, pediu mais empatia e amor ao próximo, não só nesta data comemorativa, mas em todos os dias.
Já a homenageada, Lourdes Santana, também agradeceu a todos os presentes e, em especial, ao vereador Pedro Américo pela concessão da honraria. “Pedro é meu amigo. Eu sei o quanto a gente luta em prol de direitos, o quanto ele me ajuda a ajudar outras pessoas, e eu só posso agradecer aqui, em público, por tudo”, declarou.
Marcaram presença também, na ocasião, a vereadora licenciada e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio; o radialista e ativista do Movimento Negro, Frei Cal; o capitão Edvando Nogueira, representando o Comando de Policiamento Regional Leste (PM-BA) de Feira de Santana (CPR-L); Marcos Vinícius Dantas, comandante da Guarda Municipal; Ângela Pérsico, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Lamarque Olimpio de Oliveira Ferreira, presidente do Centro de Integração do Deficiente em Feira de Santana; Hamilton Figueiredo Teles, presidente da Associação Cromossomos 21; os ex-vereadores Marialvo Barreto e Petrônio Lima; representantes da Sustentare, além de diversos outros representantes de entidades e da sociedade civil, bem como familiares dos homenageados.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




