Agroindústrias Familiares intensificam produção para a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

A poucos dias da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, cooperativas e agroindústrias familiares de todas as regiões do estado vivem uma verdadeira maratona produtiva. O evento, que acontece de 10 a 14 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador, é reconhecido como uma das maiores vitrines da agricultura familiar no país e, em 2025, chega ainda mais robusto.

O dinamismo nas agroindústrias familiares reflete os resultados dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Nos últimos anos, a CAR vem impulsionando a estruturação da base produtiva e o fortalecimento da agroindustrialização, com a construção e requalificação de aproximadamente 400 agroindústrias em toda a Bahia.

Além da expansão da infraestrutura, as agroindústrias ganharam novo fôlego com a contratação de 480 profissionais, entre Técnicos(as) de Apoio à Gestão e Acesso a Mercados (ATEG), Técnicos(as) de Apoio à Base Produtiva (ATEP) e Agentes de Negócios. Selecionados via edital da CAR, esses profissionais atuam diretamente nas unidades, garantindo que os empreendimentos estejam preparados para ampliar mercados, qualificar produtos e aproveitar ao máximo a Feira, um dos principais eventos comerciais do setor no estado.

Em Ibotirama, a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), com 215 cooperados, vive uma fase de expansão. Os investimentos na agroindústria permitiram maior padronização e agregação de valor ao mel. Para 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar, a Coopamesf prepara um mix variado, incluindo bisnagas de mel de 1 kg, 500 g e 250 g, além de 20 kg de sachês. O técnico Ateg da cooperativa, Deoclecio Miranda, destaca o otimismo para 2025: “Teremos os lançamentos do mel de aroeira e do extrato de própolis. No ano passado, tivemos excelentes vendas só com o mel. Este ano, com os novos produtos, esperamos um resultado ainda melhor”, afirma.

No Território do Sisal, a Cooperativa Regional de Agricultores(as) Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), em Monte Santo, intensifica a produção de itens derivados do licuri, símbolo da cultura alimentar do Semiárido baiano. A agroindústria produz cerca de 280 potes diários de balinhas de licuri, um dos grandes sucessos da edição anterior. A cooperativa levará ainda licuri in natura, azeite, cerveja artesanal e outros derivados. Para o presidente, Charles Conceição, a Feira é estratégica. “O licuri, além de ser um fruto emblemático, tem potencial econômico enorme e encontra na Feira um espaço privilegiado para conquistar novos consumidores”.

Também acelerando a produção está a Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (Coopaita), referência na produção de frutas desidratadas e liofilizadas. A unidade beneficia mais de 300 mil quilos de frutas por ano, especialmente abacaxi, jaca e banana, e recebeu investimentos para modernizar suas estruturas, ampliando a capacidade produtiva para 80 toneladas anuais. Para a Feira, a Coopaita levará frutas in natura, desidratadas e liofilizadas e estuda lançar uma barrinha de jaca com coco. Em 2024, alcançou um bom desempenho, abrindo portas para negociações em grandes centros urbanos.

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da SDR e da CAR, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a UNICAFES Bahia, a 16ª edição da Feira deve reunir milhares de visitantes e mais de seis mil produtos da agricultura familiar dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, entre alimentos, bebidas, artesanato, cosméticos, flores e produtos da economia solidária. A programação inclui Tenda Quilombola, Tenda Indígena, Tenda de Artesanato e a 3ª Feira Agroecológica da Bahia, além de duas amplas praças gastronômicas, atrações musicais e muitos mais.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima