
Sediada no bairro Campo Limpo e desenvolvendo um trabalho assistencial focado no atendimento a idosos há 62 anos, a Associação Feirense de Assistência Social (AFAS) pretende expandir suas ações. O anúncio foi feito por Ivonilma de Oliveira Carneiro, coordenadora executiva da instituição, durante pronunciamento nesta terça (25) na Tribuna Livre da Câmara. Ela destacou a persistência da atuação da entidade e a importância dos recursos destinados pelos vereadores, através de emendas apresentadas ao Orçamento Municipal, para manter este tipo de serviço ativo.
Ao longo do tempo a AFAS tem acolhido pessoas com dificuldades financeiras ou que possuem renda insuficiente para manter uma condição de vida digna. “Fazemos um trabalho com amor, carinho e maestria”, disse Ivonilma, ao convidar os parlamentares a fazerem uma visita à unidade de acolhimento. Inicialmente, meu pedido é para que os senhores visitem e conheçam nossa unidade de acolhimento. “Lá as portas estão sempre abertas”, reforçou a dirigente. “Queremos expandir mais nossas atividades e atendimentos, mas sem a ajuda do poder público é impossível. Por isso, pedimos que esta Casa Legislativa se torne cada dia mais parceira daquilo que a gente realiza”, solicitou.
A AFAS atualmente atende 42 abrigados, mas possui capacidade para acolher 57 idosos, segundo informou a diretora executiva. No entanto, um dos entraves para promover esta ampliação do serviço é a falta de condições para manter uma equipe técnica suficiente para atuar. Apesar de contar com parte do pessoal como voluntário, seria necessário aumentar a quantidade de trabalhadores na equipe composta por profissionais como médicos, dentistas, enfermeiros, assistente social, cuidadores, psicólogos, nutricionistas e outros.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




