
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ruy Barbosa, realizou, nesta sexta-feira, dia 28, reunião com representantes do Município para discutir a possibilidade de melhorias na gestão municipal. Participaram do encontro a promotora de Justiça Aline Curvêlo Tavares de Sá, prefeita Eridan Bonifácio, secretários da administração municipal e a equipe de servidores da Casa Amanda, instituição de acolhimento local.
Na ocasião, a promotora de Justiça destacou não haver demandas judiciais aguardando parecer ministerial e para avançar nos extrajudiciais trouxe trinta situações concretas para debate e destacou a necessidade de respostas às solicitações feitas pelo MPBA. Para evitar falhas na comunicação institucional, a Prefeitura, que assumiu em Junho desse ano após eleições suplementares, se comprometeu a criar um canal oficial de transmissão, com contatos diretos de cada secretaria.
A promotora de Justiça reforçou a obrigatoriedade das visitas regulares às instituições de acolhimento, destacando a necessidade de melhorias na estrutura e pessoal da Casa Amanda já pontuadas pela CATI em 2023, 2024 e reiteradas em 2025. Sobre o concurso público, a gestão informou que não houve pagamento à empresa contratada para aplicar as provas. O MPBA solicitou esclarecimentos acerca da devolução dos valores aos candidatos e informou a instauração de um procedimento preparatório para avaliar o plano de cargos e salários e a possibilidade de um novo concurso com a maior brevidade possível.




