
A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (3), o Projeto de Lei Complementar nº 12/2025, de autoria do vereador e presidente da Casa, Marcos Lima (UB), que inclui a obra pictórica Maria Quitéria de Jesus, Heroína Brasileira no rol dos bens que integram o patrimônio cultural do Município. A iniciativa altera a Lei Complementar nº 117, de 31 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Cultura e preservação dos bens materiais e imateriais de Feira de Santana.
A pintura, com 1,01 x 1,41 metros, de técnica óleo sobre tela, é de autoria da artista, pesquisadora e escritora Maria José Negrão dos Santos, conhecida como Zezé Negrão. A obra de arte é inspirada na figura histórica de Maria Quitéria de Jesus — primeira mulher a ingressar no Exército Brasileiro e símbolo da Independência da Bahia — e dialoga com a iconografia produzida pelo pintor inglês Augustus Earle (1823). Também se apoia em relatos da escritora inglesa Maria Graham, autora do diário de viagem publicado em 1824.
Segundo o vereador Marcos Lima, o quadro foi doado à Câmara Municipal, em dezembro de 2021, durante solenidade na qual Zezé Negrão recebeu o Título de Cidadã Feirense. Agora, passa a integrar formalmente o acervo institucional do Legislativo e a ser “reconhecida como bem de relevante valor artístico, histórico e cultural” – o que reforça o compromisso da Casa com a preservação de símbolos marcantes da história feirense e brasileira.
“Maria Quitéria representa coragem, resistência e protagonismo feminino. Sua iconografia deve ser valorizada e difundida”, destacou o presidente. O Projeto de Lei Complementar segue agora para sanção do Poder Executivo. Com a aprovação, a obra ampliará o conjunto de bens preservados pelo Município como parte da memória e identidade da cidade.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




