CNH: medida adotada pelo Contran permitirá que feirenses emitam o documento com baixo custo

A medida adotada, recentemente, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alterando o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), permitirá que a população de municípios como Feira de Santana possa emitir o documento com um custo reduzido em aproximadamente 80% do valor cobrado atualmente. A observação foi feita pelo vereador Galeguinho SPA (União) na sessão da Câmara desta quarta-feira (3), ao classificar a decisão como um “acerto” do Governo Federal, por beneficiar, principalmente, pessoas de baixa renda.

Divulgada no dia 1º de dezembro, a resolução do Contran estabeleceu o fim da obrigatoriedade dos interessados na CNH de frequentarem aulas de autoescola na preparação para os exames teóricos e práticos dos Departamentos de Trânsito (DETRAN’s) do país. A decisão atende a um clamor popular, segundo opinião de Galeguinho. O parlamentar entende que, ao conseguir abranger 80% dos cidadãos de municípios como Feira de Santana, uma das consequências será melhoria no aproveitamento de vagas do mercado de trabalho.
“O cidadão com sua CNH terá muito mais oportunidades de emprego, por exemplo. Vejo, portanto, que o governo acertou de vez nesta ação”, afirmou. Concordando com o impacto positivo da medida, o presidente da Câmara, Marcos Lima (União), reconheceu que nos moldes de funcionamento atual fica difícil quem ganha salário mínimo ter condições de obter o documento. “Por causa disso, muitos transitam em Feira sem a CNH. É que eles não têm como tirar uma habilitação que custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Agora não precisarão pagar as altas taxas de autoescola. Será um custo bem menor”, ponderou o dirigente.

Outra questão que modificou foi o tempo de validade do laudo, que permanecerá em vigência até a conclusão do processo de habilitação. “Antes, era válido apenas por um ano. Então, realmente é algo que beneficia a população do Brasil, e especialmente, de Feira de Santana”, frisou Marcos Lima. Também elogiando a iniciativa de alcance social adotada pelo órgão de Trânsito Nacional (Contran), Professor Ivamberg (PT) estimou que uma grande quantidade de feirenses deverá ser beneficiada.

“Muita gente que antes não tinha condições de obter a CNH, agora poderá tranquilamente conseguir sua carteira de motorista”, comemorou. Já Lulinha da Gente (União), manifestou preocupação de que as dificuldades maiores em torno da licença para dirigir estejam no final do processo. “Vamos ver se não terá dificuldade no último exame ou teste para tirar a carteira em Feira e outros locais da Bahia”, observou.

 

Foto: Marcelo Casal/Agencia Brasil

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima