Secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico iniciam parceria para turismo pedagógico nas escolas

🔗 Clique para ver a foto original

Representantes das secretarias municipais de Educação (Smed) e de Desenvolvimento Econômico (SMDE) se reuniram nesta quinta-feira (4) para a apresentação do projeto “Turismo Pedagógico nas Escolas Municipais de Vitória da Conquista”.

O titular da SMDE, Marcos Ferreira, ressaltou que a intersetorialidade é uma marca do Governo Municipal. “Nós estamos com a pasta do turismo na SMDE e viemos propor à Smed o turismo pedagógico”. Ele explicou ainda que, “mais do que turismo, será um passeio para as crianças das escolas municipais, com história, educação e conhecimento”.

Marcos acrescentou que a ideia é fazer um calendário anual de visitas aos pontos turísticos da Zona Rural em ônibus adequados, com segurança e conforto. “Pretendemos lançar esse projeto na Jornada Pedagógica, no final de janeiro, de forma oficial, e que ele comece a funcionar efetivamente já em fevereiro”, informou.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, comentou sobre o que considera “a riqueza incomensurável” de Vitória da Conquista em relação a fatos históricos, locais e logradouros, tanto da Zona Urbana quanto na Zona Rural. “Nossos alunos devem estar nesse contexto de aprendizagem e de valorização da história e da memória do município. Não é à toa que já há um direcionamento, através do Ministério da Educação, para que os municípios procurem trabalhar as regionalidades, que, evidentemente, vêm destacar valores históricos, o perfil de cada comunidade nos aspectos culturais e comportamentais, entre outros. E aqui nós estamos tendo uma oportunidade de levar adiante esse projeto, que é tornar Vitória da Conquista em um município histórico e que trabalhe em todos os seus vieses a partir dessa intersetorialidade que a gestão municipal sempre nos propõe a implementar”, observou o titular da Smed.

Ainda segundo Larry, a ideia é que os alunos possam desenvolver trabalhos, redações, textos, nós quais eles possam participar de concursos. “Poderemos ter essa valorização como uma via de mão dupla”, destacou.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima