Prefeitura de Juazeiro realiza primeiro encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ, realizou nesta quarta-feira (3) o primeiro encontro de fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento, realizado no Centro Integrado de Atendimento à Mulher/CIAM, teve como objetivo apresentar o fluxograma de atendimento às mulheres vítimas de violência, além de promover a integração e alinhamento das diversas instituições envolvidas no processo de acolhimento e proteção.

A coordenadora do CIAM, Erislene Costa, destacou a importância do encontro, que reuniu representantes da Rede Especializada de Atendimento, como a Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, a Delegacia da Mulher da Polícia Civil, a Vara de Violência Doméstica e Familiar, e diversas outras entidades da Rede Não Especializada. “Este evento visa aproximar todas as instituições envolvidas no atendimento à mulher em situação de violência, para que possamos, de maneira coordenada, proporcionar um acolhimento mais eficaz e seguro”, afirmou Erislene.

A Tenente PM Tatiane Carvalho, comandante da Ronda Maria da Penha de Juazeiro, também participou do encontro e ressaltou a importância da colaboração entre as instituições. “Estamos aqui como parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O encontro serve para alinhar os procedimentos entre as instituições e reforçar o fluxo de atendimento. A Ronda Maria da Penha está à disposição de todas as mulheres de Juazeiro que precisarem de segurança policial. Contem conosco, somos mais proteção para as mulheres que mais precisam”, destacou a Tenente.

Como representante da Secretaria da Mulher e Juventude, a secretária Érica Daiane reforçou a necessidade de fortalecer o fluxo integrado de atendimento e destacou que 2026 será um ano de avanço na articulação entre as instituições da rede. Segundo ela, o momento também marca o início das ações preparatórias para o Carnaval, quando será implantado um observatório de violência contra a mulher.

“A demanda por orientações e denúncias tem aumentado, e por isso sentimos a necessidade de dialogar mais de perto com todas as instituições que atuam na proteção das mulheres. Nosso objetivo é alinhar o fluxo para que, em 2026, atuemos de forma unificada e consciente do papel de cada entidade. Com a proximidade do Carnaval, teremos um observatório da violência contra a mulher, o que exigirá ainda mais articulação. Foi um encontro muito produtivo, que fortalece o trabalho de enfrentamento à violência no município”.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Casa de Acolhimento Provisório e de diversas outras instituições municipais e estaduais, que trabalham em conjunto para garantir o atendimento integral às mulheres vítimas de violência doméstica. A integração das redes de atendimento, especializada e não especializada, é um passo fundamental para melhorar a assistência às vítimas e assegurar que elas recebam o apoio necessário para superar as situações de violência.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima