
As Unidades de Saúde da Família Tomba 1 e 3, no bairro Tomba, e Enfermeira Marydalva Leão Mota Machado, no Sítio Novo, necessitam de requalificação estrutural e substituição ou manutenção de equipamentos, conforme constatou o vereador Marcus Carvalhal (PL) após visitas. Ele observou que os equipamentos não atendem “satisfatoriamente” ao que se espera de uma unidade de saúde.
Compreendendo que o projeto de requalificação completa pode levar tempo, Carvalhal pede que o Município adote algumas medidas emergenciais, como pintura; reforma hidráulica e elétrica; capinação e troca de disjuntores. Estas medidas, prevê o vereador, contribuirão para que as unidades tenham condições mais adequadas ao trabalho da equipe de saúde, “além de responder aos anseios da comunidade”. A intervenção do Poder Público, destaca, será um meio de garantir o acesso ao direito constitucional à saúde.
“O estado da unidade de saúde compromete a digna prestação do serviço, com reflexos na segurança de profissionais e pacientes, seja no aspecto sanitário, seja quanto à facilitação da criminalidade. A saúde é direito de todos e dever do Estado, reconhecendo a relevância pública das ações e serviços de saúde”, conclui Marcus Carvalhal, que encaminhou a solicitação da intervenção à Prefeitura Municipal, por meio de indicação.
Foto: Mandato vereador Marcus Carvalhal (PL)
Fonte: Câmara de Feira de Santana



