Projeto Osba na Estrada leva a Santo Amaro o concerto “Barroco Afrofonia”, neste domingo (14)

O Osba na Estrada, projeto que leva a Orquestra Sinfônica da Bahia para cidades do interior do estado, chega a Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, neste domingo (14), às 17h, com o concerto “Barroco Afrofonia”. A apresentação será realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, com entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço).

O programa “Barroco Afrofonia” celebra a presença e a contribuição de compositores afrodescendentes na música barroca produzida no Brasil e na Europa entre os séculos XVII e XIX. Construído a partir da união entre “afro” (afrodescendência) e “fonia” (som/voz), o título sintetiza o propósito da apresentação: dar protagonismo a vozes históricas que influenciaram profundamente a música de concerto, mas que nem sempre receberam o devido reconhecimento.

No programa estão presentes obras de compositores como os baianos Damião Barbosa de Araújo (1778-1856) e José Pereira Rebouças (1789-1843), o pernambucano Luís Álvares Pinto (1719-1789), o mineiro Emérico Lobo de Mesquita (1746-1805) e o carioca José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). O repertório inclui ainda composições de representantes da Diáspora Negra que atuaram na Europa, como Vicente Lusitano (c. 1520 – pós-1561), Ignatius Sancho (c. 1729-1780) e Chevalier de Saint-George (1745-1799).

O concerto “Barroco Afrofonia” será apresentado pelo Núcleo de Música Antiga da Bahia, projeto realizado em parceria pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e pela Escola de Música da UFBA (EMUS-UFBA). O grupo, formado pelos músicos José Maurício Brandão (cravo e teclados de época), Lucas Robatto (traverso), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco), Marco Catto (violino e viola barrocos) e Hugo Prio (oboé barroco), dedica-se à interpretação com instrumentos de época, ampliando repertórios e valorizando obras clássicas sob uma perspectiva histórica.

Segundo o flautista Lucas Robatto, professor da UFBA e músico da OSBA, o concerto também incorpora elementos cênicos e narrativos para amplificar a experiência musical. “Além do componente musical, ‘Barroco Afrofonia’ apresenta trechos de textos e falas dos próprios compositores e de seus contemporâneos, abordando suas trajetórias e contribuições históricas. Para essa dimensão cênica e narrativa, teremos a presença enriquecedora da atriz e dramaturga Dani Souza, que ajuda a reviver as vozes da presença africana em nosso passado musical”, afirma Robatto.

Sobre a Osba: Criada em 30 de setembro de 1982, a Osba é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social(OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

14/DEZ (DOMINGO) – Osba NA ESTRADA APRESENTA: ‘BARROCO AFROFONIA’ EM SANTO AMARO

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro)

Entrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Solistas: Lucas Robatto (traverso), Hugo Prio (oboé barroco), Marco Catto (violino e viola barroca), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco) e José Maurício Brandão (cravo)

Participação especial: Dani Souza (atriz e dramaturga)

Ignatius Sancho – The Complaint/Air in G

Luís Álvares Pinto – Cinco Divertimentos Harmônicos

Joseph Bologne, Chevalier de Saint George – Ária de “Ernestine”

José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita – Missa Para Quarta Feira de Cinzas

José Maurício Nunes Garcia – Missa dos Mortos CPM 184

Damião Barbosa de Araújo – Memento Baiano

#BAHIA

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